UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

01/02/2011 - 17h22

"Red Dead Redemption": conheça personagens, inspirações e o legado do faroeste da Rockstar

MÁRCIO PACHECO
Colaboração para o UOL

Divulgação

John Marston protagoniza o aclamado jogo de faroeste da Rockstar para PS3 e X360

John Marston protagoniza o aclamado jogo de faroeste da Rockstar para PS3 e X360

Pegue a fórmula de sucesso da série "Grand Theft Auto", coloque-a em um contexto de faroeste e acrescente algumas inovações: assim nasceu "Red Dead Redemption", considerado por muitos, dentre imprensa e público, o melhor game de 2010.

O sucesso comercial do título da Rockstar Games é absoluto: foram 8 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, conforme divulgou a produtora em seu último relatório fiscal.

Enfim, belas performances em análises mundo afora, o retorno e apoio incontestável dos fãs e a coroação como o Jogo do Ano, pela premiação norte-americana Video Game Awards 2010, também foram elementos fundamentais para construir um grande hit da indústria.

A inspiração de "Red Dead Redemption"

A Rockstar conquistou seu espaço na indústria com o sucesso incontestável de "Grand Theft Auto", que, revolucionou o mercado ao oferecer para os jogadores uma imensa liberdade de opções de exploração e progressão de narrativa de um jogo. Desde a estreia da franquia, em 1997, foram cinco jogos principais e várias expansões, aventuras paralelas e versões para portáteis, até a empresa dominar todos os segredos do universo 3D aliados à uma narrativa cinematográfica. Elementos estes que foram incorporados com maestria em "Red Dead Redemption", que utiliza o motor gráfico Rage e a tecnologia de física Euphoria para criar um universo vivo e imersivo.

Em 2004 a Rockstar lançaria "Red Dead Revolver" para PlayStation 2 e Xbox, primeira incursão da empresa no universo do faroeste. O título, originalmente, começou a ser feito pela Capcom, mas depois foi entregue à Rockstar, e era um ótimo exemplar de um jogo de ação e aventura ambientado no Velho Oeste. Não tinha nada de excepcional (sua narrativa era bem fraquinha) ou revolucionário, mas era um bom jogo.

Rumores sobre uma sequência para "Red Dead Revolver" surgiram em 2005, quando a Rockstar revelou um vídeo de um projeto em desenvolvimento para o PlayStation 3, que seria lançado no próximo ano. Porém, só em 2009 o primeiro trailer de "Red Dead Redemption", uma sequência espiritual de "Revolver", foi anunciado para PlayStation 3 e Xbox 360, chegando nas prateleiras em maio de 2010.

O QUE É "RED DEAD REDEMPTION"
Crédito
Tempo de desenvolvimento: 5 anos
Profissionais envolvidos: 500 (200 em equipe fixa)
Custo de produção: especulado em US$ 100 milhões
Vendas: cerca de 8 milhões de cópias
Personagens: mais de 500 personagens diferentes dentro do jogo
Premiações: já recebeu mais de 30 prêmios em várias categorias, sendo a principal Melhor Jogo do Ano de 2010


Após tantos anos de experiência explosiva e meteórica na franquia "GTA", e um primeiro jogo ambientado no Velho Oeste, ficou fácil para a Rockstar expandir os horizontes em "Red Dead Redemption" e assim nos apresentar a perfeita união de "GTA" com o faroeste, aliado a um sistema de moralidade que permite aos jogadores tomarem decisões e decidir seguir o bom ou mau caminho.

Um dos segredos do sucesso de "Red Dead Redemption" foi explorar, de forma mais abrangente e evoluída, o contexto do Velho Oeste mostrado em "Revolver". A narrativa do jogo bebe da fórmula dos filmes de faroeste que se tornaram cult, e que um dia já foram unanimidade no cinema norte-americano.

Filmes e livro que inspiraram "Red Dead Redemption"
"Os Imperdoáveis" (1992)
"Era uma vez no Oeste" (1968)
"Butch Cassidy" (1969)
"Meu ódio será sua herança (1969)
"Jovens Pistoleiros" (1988)
"Meridiano de Sangue" (1985)
Milhares de filmes e seriados foram criados para retratar, de forma romanceada, os acontecimentos da época de colonização norte-americana. Dos anos 40 aos 70 o gênero se tornou um dos mais populares da história do cinema, apesar de hoje em dia possuir uma presença residual nas telas.

Nomes como John Ford, Howard Hawks, Clint Eastwood, John Wayne, entre vários outros, se imortalizaram na produção de filmes do Velho Oeste. Muitos deles serviram de inspiração para criação de John Marston, o "herói às avessas" de "Red Dead Redemption", e outros personagens presentes no game.

A figura do pistoleiro solitário, o cara durão que viaja de cidade para cidade, possuindo apenas a roupa do corpo, um revólver e, geralmente, um cavalo também se popularizou através dos filmes, e ganhou forma no jogo desenvolvido pela Rockstar. Outros temas como conflitos com os índios, a dificuldade de sobrevivência das pessoas, a luta constante com os fora-da-lei, duelos de pistoleiros, também são temas que foram aproveitados.

Veja o primeiro trailer de "Red Dead"


Bem-vindo à fronteira

"Red Dead Redemption" é situado no ano de 1911, época em que os Estados Unidos passavam por uma forte industrialização, crescimento econômico e urbanização de imigrantes sem precedentes.

ZUMBIS NO VELHO OESTE
Divulgação
Mortos-vivos estão na moda, aparecendo no cinema, quadrinhos, TV e claro, games. Foi assim com "Call of Duty", "Yakuza" e não é diferente com "Red Dead", que ganha versão zumbi por meio do pacote de conteúdo extra "Undead Nightmare".

Aqui, a esposa e filho de Marston são infectados após uma praga que atingiu a região. Agora cabe a ele percorrer as regiões da fronteira em busca da cura para o problema.

Além de "Undead Nightmare", o jogo conta com os pacotes adicionais "Outlaws to the End", com seis missões cooperativas para até 4 pessoas; "Legends and Killers", que adiciona armas, nove mapas multiplayer e oito personagens de "Red Dead Revolver" e "Liars and Cheats", que traz o modo de captura e defesa de território para até 16 jogadores.
O jogo ocorre em uma cidade fictícia no Velho Oeste dos EUA, estendendo-se para as fronteiras do México e da civilização que começa se modernizar.

Pode-se esperar encontrar todos os tipos de pessoas do Velho Oeste, como bandidos violentos, homens cruzando fronteiras, oficiais corruptos, idealistas, pessoas frágeis e inocentes, todos lutando para sobreviver em uma época de muita violência, com conflitos e perigos diários.

O progresso e as modernidades da civilização chegam de maneira rápida, marcando o fim do Velho Oeste para uma nova geração. Algumas pessoas tentam se adaptar às mudanças, enquanto outras não querem largar o seu estilo de vida, o que muitas vezes pode resultar em conflitos violentos. Gangues e bandidos se aproveitam da situação para espalhar o medo de quem cruza os seus caminhos, enquanto proprietários de terras defendem com unhas e dentes seus territórios e homens da lei impõe suas ideias deturpadas de ordem.

John Marston, protagonista do jogo, é mais um sobrevivente que luta para salvar sua família. Um ex-membro de uma perigosa quadrilha que não consegue escapar de seu passado sombrio. John está em uma missão do governo para capturar seu antigo bando, que se refugiou neste fim de mundo, que ainda não conhece muito a lei. Mas ele não faz isso por motivos altruístas ou para pagar os seus antigos pecados, mais sim porque agentes corruptos do governo ameaçaram matar sua esposa e filho se ele não os ajudasse.

O elenco

Durante sua épica jornada pelo Velho Oeste, John Marston encontra vários personagens, alguns interessados em ajudá-lo, outros com desejos de colocar uma bala no meio de seus olhos. Todos são muito interessantes, com personalidades marcantes e contextos na história principal que ajudam a deixar as coisas mais emocionantes, tensas e dramáticas.

Como em um filme, os jogadores vão simpatizar com alguns personagens e odiar outros. Claro, não estão todos aqui listados, mas apenas alguns dos mais importantes.

Avisamos que o texto abaixo possui revelações de fatos da vida dos personagens durante o game, o que pode estragar a surpresa de quem ainda não jogou.

Divulgação
John Marston: largou uma vida de bandidagem para se tornar um fazendeiro e homem de família. John teve uma infância difícil, crescendo em um orfanato, e desde cedo já aprendeu a roubar e matar para conseguir o que queria. Foi salvo de ser enforcado por Dutch Van Der Linde, um homem de ideais perturbados, mas que se tornou uma figura paterna para John e acabou entrando para sua gangue.

Na quadrilha de Dutch, John cometeu inúmeros crimes, até que um dia foi ferido durante um assalto e abandonado pelos colegas para morrer. Ele nunca acreditou que pudesse esquecer o seu passado, mas tentou recomeçar sua vida de forma honesta, até o seu passado voltar na forma de agentes do governo, que capturaram sua família e que só vão devolvê-la se Marston ajudar a capturar - ou eliminar - os membros de sua antiga gangue.

Divulgação
Bill Williamson: antigo companheiro de Marston, Bill é um ex-soldado de 29 anos. Ele também foi recrutado por Van Der Linde, mas como seu benfeitor acabou ficando louco, Bill voltou para a única vida que conhecia, e acabou formando a sua própria gangue.

Ele possui a fúria de um homem desapontado, que por um breve momento conheceu uma vida melhor e não sabe o que aconteceu. Será o primeiro da antiga quadrilha que Marston irá perseguir, e Bill não está com saudades de seu antigo companheiro.

Divulgação
Bonnie MacFarlane: uma jovem de 27 anos, filha de um proeminente rancheiro da região.

Solteira, educada e de forte personalidade, Bonnie fará parte da vida de Marston de maneira sólida. Seu objetivo é, no futuro, comandar o rancho MacFarlane.

Divulgação
Nigel West Dickens: um vendedor ambulante de 65 anos de idade, considerado por muitos um pilantra enganador cheio de papo para vender suas mercadorias.

Ele fala com um sotaque britânico, mas é bem possível que nem seja inglês.

Divulgação
Xerife Leigh Johnson: com os seus 50 anos, Johnson é um xerife à moda antiga, bom com as palavras e sem medo de ser agressivo quando necessário.

Johnson faz o seu melhor para manter a lei e a ordem na cidade, enquanto o mundo à sua volta se transforma com a modernidade. Ele possui dois ajudantes, Jonah e Eli.

Divulgação
Dutch Van Der Linde: um homem de 45 anos, charmoso, inteligente, carismático, que tentou viver acima da lei e ditar suas próprias ordens. Ele era o líder da terrível quadrilha que Marston e Williamson participavam. Dutch tinha ideais altruístas, como roubar dos ricos para dar aos pobres, para isso roubavam bancos, matavam pessoas que não gostavam e destruíam propriedades. Ensinou aos membros da sua gangue a atirarem, lutar e roubar.

Aos poucos foi ficando louco, o que acabou desapontando os membros da sua gangue, e passou a viver com os povos indígenas, que odeiam o homem branco por roubarem suas terras. Ele também cuidou de Abigail, uma prostituta que andava com a gangue de Dutch e dormia com todos os seus membros, até se apaixonar e engravidar de John Marston, largando a prostituição para se tornar uma mulher casada fiel à seu marido. Uma típica história de romance do Velho Oeste.

Divulgação
Seth Briars: um homem com seus quase 40 anos, caracterizado como um sujeito sujo, louco e obcecado por um misterioso mapa que o levará a um grande tesouro. Essa obsessão custou à Briars sua família, seus negócios e a própria sanidade.

Ele costumava trabalhar para Bill Williamson, mas foi removido do grupo por causa de sua busca ao tesouro, mas que agora pode ajudar Marston a capturar o antigo companheiro de gangue.

Divulgação
Landon Ricketts: um famoso pistoleiro com os seus 50 anos de idade. Suas histórias de aventuras e tiroteios no Velho Oeste eram comuns durante a infância de John Marston.

Mas ele se aposentou de sua antiga vida e agora mora em uma cidade do México, para um estilo de vida mais "calmo", mas ainda assim, uma raposa velha que pode ensinar alguns truques que serão úteis para Marston em sua jornada.

Divulgação
Coronel Agustin Allende: responsável pelo exército mexicano local. Ele é inteligente, corrupto, violento e sádico. Antes um idealista, agora um cínico que gosta de torturar pessoas e que faz qualquer coisa para alcançar os seus objetivos.

Um aliado - mesmo que forçado - pouco confiável para Marston na captura de seus antigos companheiros.

Divulgação
Capitão Vincente de Santa: capitão do exército mexicano, atua sob as ordens de Allende. Ambicioso, cruel, sádico e sem escrúpulos, ele faz qualquer coisa pelo exército.

Ele participa regularmente de massacres de civis que apoiam os rebeldes e de bom grado sequestra mulheres para satisfazer o apetite sexual doentio de Allende.

Divulgação
Luisa Fortuna: uma jovem professora de 19 anos de idade e que apoia os rebeldes mexicanos em Nuevo Paraiso. Bastante determinada e muito habilidosa no uso de um rifle.

Ela é apaixonada por Abraham Reyes, líder da causa revolucionária, que por sua vez a vê como uma simples mulher e objeto sexual.

Divulgação
Edgar Ross: líder da agência do governo local, que apesar de não possuir habilidades físicas, é um homem muito inteligente e adora o poder que possui através do governo, considerando-se um indivíduo acima de qualquer lei e sem escrúpulos.

Desempenha um forte papel na narrativa e é um adapto do modernismo, escolhendo usar automóveis e armas automáticas. Ele possui um ajudante, Archer Fordham, um jovem ambicioso e agressivo, o braço direito de Ross.

Divulgação
Irish: um bêbado com forte sotaque irlandês, trapalhão e covarde. Um alcoólatra conhecido por contar histórias exageradas e contos de que raramente lembra de detalhes mais precisos.

Ao trabalhar com ele, Marston muitas vezes faz o trabalho sujo do irlandês, que se esconde em algum lugar seguro para fugir da confusão.

Divulgação
Professor Harold MacDougal: um antropólogo de 43 anos. Ele está escrevendo um livro sobre os nativos americanos e os últimos dias do Velho Oeste.

Afastado da Universidade de Yale, pode-se dizer que levou seu estudo sobre o ópio um pouco sério demais. Um otimista que ama o modo de vida americano e fala por metáforas.

Divulgação
Abraham Reyes: ele veio de uma família rica e teve uma infância afortunada. Acabou se tornando um líder guerrilheiro revolucionário, que reside em Nuevo Paraiso. Reyes tem objetivos de alcançar a reforma social através da violenta revolução, contra os federais e o seu líder, General Ignacio Sanchez.

Os federais o acusam de traidor e covarde, o desprezam como líder de combate, pois nunca participa de suas batalhas, mas sim através do sacrifício de seus seguidores - acusações essas que são verdadeiras, já que Reyes nunca lutou em qualquer das missões, mas leva o crédito por seus seguidores e o trabalho de Marston.

O legado do Faroeste

"Red Dead Redemption" resgatou do passado o gênero faroeste de forma magistral, em uma época em que a tecnologia tridimensional e blockbusters como "Avatar" são o foco da atenção.

É bem provável que no futuro o jogo tenha uma sequência e inspire outros jogos, e até mesmo outras mídias, como trazer o "bang-bang" de volta para as telonas do cinema, afinal, boatos de uma produção cinematográfica inspirada em "Red Dead Redemption" já circulam pela internet.

A Rockstar passou por toda uma jornada profissional e entregou para os jogadores uma obra-prima com uma experiência marcante, que até diretores consagrados do gênero como Sergio Leone, John Ford e Howard Hawks, tirariam o chapéu.

Veja videoanálise do game

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host