UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

30/03/2011 - 08h15

Especial: filmes de zumbis e "Alone in the Dark" deram forma para "Resident Evil"

ANDRÉ FORTE
Colaboração para o UOL


Antes de "Resident Evil", o horror nos videogames já havia sido tratado em diferentes títulos, como os filmes interativos da série "Phantasmagoria", de 1995, e do adventure "Seventh Guest", de 1993, mas todos mostravam um terror leve, sem muita pretensão de apavorar o jogador.

Um jogo que marcou época pelo apelo de terror mais "adulto" foi "Alone in the Dark", produzido pela Infogrames em 1992. O jogo, que já contava com a artimanha de cenários pré-construídos em estações gráficas que minimizavam o processamento em tempo real, contava com uma trama de terror bem amarrada situada em uma mansão nada hospitaleira e repleta de criaturas sobrenaturais.

Apesar de controles complicados de se dominar e uma mecânica lenta para o padrão dos jogos 2D de sua época, "Alone" fez história, se tornando um dos principais representantes do horror nos computadores e videogames.

Desta forma, pode-se dizer que "Alone" serviu como fonte principal de inspiração para a mecânica de "Resident Evil", que seguiu seus passos ao utilizar as câmeras fixas e o terror de sobrevivência, em que a tensão é gerada pelos inimigos perigosos e a escassa quantidade de munição.


Quatro anos antes de "Resident Evil, "Alone in the Dark" (1992) estabeleceu as bases do que foi chamado de jogo de horror de sobrevivência, popularizado pelo jogo da Capcom



Na hora certa

A diferença de "Resident Evil", entretanto, é que o criador da série, Shinji Mikami, fez tudo como deveria ser, e é inegável que o poderio sem precedentes do PlayStation para gráficos poligonais em 1996 também colaborou para que a produção fosse a mais impressionante possível para a sua época.

Desta forma, os gráficos da série da Capcom eram muito mais bonitos que os de "Alone in the Dark", com cenários pré-renderizados em estações gráficas de ponta e inseridos nas cenas como um papel de parede.

Os personagens, por conseguinte, eram compostos por polígonos e textura aplicada e se movimentavam com uma animação realista para os personagens e seus tiros, todos acompanhados por efeitos sonoros fiéis às armas reais e uma trilha sonora aterrorizante composta por instrumentos clássicos. Por fim, os controles de "Resident Evil" funcionavam muito melhor e a dificuldade não era tão punitiva.

O mais curioso, porém, é que, apesar de "Alone" ser a aparente fôrma de "Resident", Mikami diz ter se inspirado em "Sweet Home", um obscuro RPG de horror para Nintendinho baseado em um filme homônimo (e feito pela própria Capcom). Entre muitos detalhes perceptíveis presentes nesse game de visão do topo, podemos citar a mansão no meio da floresta, o estilo dos quebra-cabeças e a mórbida animação das portas que se abrem a cada ambiente visitado.


A inspiração declarada de "Resident Evil" é "Sweet Home", segundo Shinji Mikami; Veja infoálbum de "Resident Evil"



A Noite dos Mortos-Vivos

É certo que o criador da série, Shinji Mikami, bebeu em diversas fontes famosas - e outras nem tanto - para produzir o primeiro capítulo da saga "Resident Evil". Se o obscuro "Sweet Home" inspirou Mikami a incluir a tensão provocada pela animação das portas abrindo a cada novo ambiente da terrível Mansão Spencer, as histórias de casas assombradas dos filmes deram o cenário ideal para abrigar o mal que esperava os destemidos soldados do grupo S.T.A.R.S.

Além disso, os zumbis de George A. Romero completam o pacote de inspiração cultural desse jogo. Ao incluí-los, Mikami admite que sua ideia inicial era a de utilizar fantasmas no lugar dos mortos-vivos, mas optou pelos zumbis por personificar algo de que as pessoas sabem que devem correr, pois ao contrário dos espíritos, tais criaturas são concretas e buscam desesperadamente sangue e carne fresca.

À época, aliás, o roteiro sequer estava pronto, já que Mikami não considerava que o jogo precisava realmente de uma história além da simples busca pela sobrevivência, algo até comum nos filmes de Romero, já que muitas vezes a fita acaba sem uma explicação de como aconteceu a infestação de zumbis.


Antes de ter zumbis, "Resident Evil" usaria fantasmas para assustar o jogador, segundo o criador




« anterior próxima »

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host