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Blast Works: Build, Trade, Destroy

27/06/2008

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Tudo começou com "Tumiki Fighters", um jogo de navinha (ou shooter de rolagem lateral, para os íntimos) distribuído gratuitamente pela internet e desenvolvido por Kenta Cho, um game designer fascinado por jogos do gênero. Sua mecânica criativa, baseada em blocos de brinquedo, fez com que o freeware se tornasse um dos jogos "indies" mais populares na rede, atraindo a atenção da desenvolvedora Budcat Creations. "Blast Works: Build, Trade, Destroy" nada mais é do que uma versão ampliada de "Tumiki Fighters", mas com um poderoso editor que permite ao jogador montar e personalizar seu próprio jogo e um sistema online invejável de troca de conteúdo criado por usuários.

Fortalezas voadoras

'Shooter' criativo
Embora "Blast Works" funcione como um shooter tradicional, nele todos os inimigos aniquilados podem ser anexados à sua própria nave, servindo não apenas de escudo como aumentando seu poder destrutivo. Porém, quanto maior sua nave fica, mais difícil é desviar dos projéteis inimigos. Portanto, tão fácil quanto montar uma verdadeira fortaleza voadora é perder cada uma de suas naves capturadas. Para que isso não aconteça, você pode escondê-las com o botão Z, bastando soltá-lo para que elas reapareçam - o que pode ser muito útil quando se quer manter suas partes adicionais em segurança. Outra tática é mantê-las fora da área útil da fase, visto que apenas sua nave principal não ultrapassa o limite da tela.

É como um "Katamari Damacy" em forma de shooter, pois sua nave se transforma num amontoado cada vez maior de inimigos e peças aleatórias, disparando tiros para todas as direções. Embora seja difícil planejar a forma que a sua nave terá ao longo da fase, devido a velocidade e a rotação dos oponentes quando abatidos, o ideal é evitar formas horizontais ou verticais, visto que se uma peça sobre a qual estão anexadas outras partes é atingida, todas se soltam automaticamente.

É um sistema realmente divertido e interessante, até mais do que a própria mecânica "shooter", um tanto rala por sinal. Apesar de haverem sub-chefes e chefões no final de cada fase da campanha principal e três níveis de dificuldade (sendo o primeiro bem casual e o terceiro, totalmente "hardcore"), não existe muita variedade na ação. Itens especiais e colecionáveis, como upgrades, ficaram de fora. A graça fica mesmo por conta da brincadeira de anexar cada vez mais inimigos à sua nave e tentar manter as peças anexadas longe dos projéteis - o que também pode cansar depois de poucas horas de jogo.

São quinze fases razoavelmente longas, divididas em cinco "mundos" diferentes, cada qual com seu tema (aéreo, aquático, espacial etc.) e chefes. Enquanto no modo campanha apenas dois jogadores podem participar, o modo arcade permite até quatro jogadores simultâneos. Entretanto, se para um jogador uma tela apenas já parece pouco, devido a proporção que sua nave pode adquirir, a adição de dois ou mais jogadores torna a ação completamente caótica e confusa. Já os prêmio por terminar os modos de jogo não podiam ser melhores: existem quatro jogos do game designer Kenta Cho destraváveis, incluindo o próprio "Tumiki Fighters".

Sem limites para criar

"Blast Works" não seria nada sem sua robusta ferramenta de edição, que permite aos jogadores criarem e editarem praticamente tudo: naves, oponentes, chefes, estilo e comportamento dos projéteis e cenários. De quebra, você pode juntar tudo e montar suas próprias fases. Obviamente, isso tudo demanda tempo e paciência, uma vez que a ferramenta, por mais intuitiva e simples que seja, tem uma curva de aprendizado um pouco longa.

A interface é até amigável, sem muita complicação ou termos difíceis de entender, mas a profusão de opções para ajustes e definições pode intimidar. Afinal, trata-se da própria ferramenta usada pelos desenvolvedores para criar a campanha principal do game. As funções básicas, como criar naves e objetos para os cenários, não podiam ser mais simples: apontando o Wiimote para a tela, basta adicionar formas geométricas, ajustar o tamanho de cada peça, selecionar as cores e, voilà, o objeto está pronto. Se quiser dar profundidade ao objeto, a tarefa se complica um pouco, pois você terá que lidar com diferentes pontos de vista, como em um software 3D.

No mais, a dificuldade e complexidade da criação variam de acordo com a sua intenção. Se você quiser montar uma nave toda equipada com armas, escudo e peças que se soltam gradativamente, não tenha dúvidas que você terá um longo trabalho pela frente. Se preferir, pode apenas editar objetos prontos, o que lhe poupará muito tempo.

Criar e editar fases personalizadas é bastante satisfatório, principalmente pela liberdade que o editor te dá. Você pode ajustar o nível de zoom da câmera a qualquer momento, selecionar a música de fundo, escolher entre rolagem de tela vertical e horizontal (incluindo alterar a rolagem a qualquer momento), adicionar efeitos especiais e muito mais. A variedade de coisas que se pode fazer é tão grande que é possível que você passe mais tempo brincando com a ferramenta do que jogando de fato.

"Troca-troca" virtual

O melhor ainda está por vir: há um eficiente sistema de troca e publicação de conteúdo online, inédito até mesmo para redes online avançadas, como a do Xbox 360. Todas suas criações podem ser transferidas para o site www.blastworksdepot.com, bastando um clique dentro do jogo, desde que você esteja conectado e tenha feito o cadastro (que é gratuito) previamente no site, através de um computador. Lá elas ficam distribuídas em categorias e recebem uma página detalhada, com imagem de prévia, nome do autor e até nota dada por outros usuários. A busca do site também é bastante eficaz.

O sistema para baixar conteúdo é um belíssimo exemplo de design e inovação: clicando na opção de download, presente em cada página do site, o item é adicionado em sua cesta virtual. Quando estiver satisfeito com sua seleção de conteúdo, ligue seu Wii e, dentro do jogo, selecione a opção download e Blast Works Depot. Automaticamente, todo conteúdo da cesta virtual que você selecionou através do site será transferido para a memória do Wii, em um processo extremamente rápido. Se quiser, você pode fazer tudo de seu próprio Wii, desde que tenha baixado o browser Opera para o console. Pode-se também enviar e receber conteúdo de amigos adicionados em sua lista do Wii.

Com um editor tão robusto e um sistema online tão inteligente e prático, não é de se estranhar que a comunidade online de "Blast Works" esteja em constante crescimento. Já existem centenas de itens e fases para baixar, incluindo versões de personagens clássicos e até mesmo remakes de fases famosa dos videogames feitos pelos próprios usuários.

"Blast Works" tem um visual bastante simples, às vezes lembrando até aqueles jogos baseados em gráficos vetoriais do começo da década de 90 para computadores, mas com uma resolução melhor, obviamente. Mas nem por isso ele é um jogo feio. Tudo é bastante estilizado, até porque todos os objetos do jogo são, na verdade, formas geométricas simples. O sacrifício do visual em prol de sua poderosa ferramenta de edição e criação e a possibilidade de qualquer um criar conteúdo para o jogo é completamente válido. Ainda assim, há efeitos legais, como o de água, e filtros de cores que, quando bem trabalhados, podem resultar em fases muito interessantes. Um exemplo é a fase totalmente em preto e branco, em que você passa por vários cômodos de uma casa, como se tudo fosse feito de papel.

Talvez o pior aspecto do jogo seja o sonoro. A trilha musical é composta por melodias eletrônicas e sintetizadas das mais genéricas possíveis, mas pelo menos não chegam a irritar. Já os efeitos sonoros, além de previsíveis, parecem ter saído daqueles CDs que vinham em kits multimídia, em meados dos anos 90.

CONSIDERAÇÕES

"Blast Works: Build, Trade, Destroy" vale mais pela robusta ferramenta de criação, que deixa o jogador brincar de 'game designer', e pelo sistema de publicação e transferência de conteúdo online, do que pela própria mecânica shooter do jogo, que sozinha não renderia um título muito atrativo. Baixar fases e objetos criados pelos próprios jogadores através do site da comunidade e transferir tudo para o Wii, num processo rápido e eficaz, é um exemplo de inovação e design. Por outro lado, a campanha principal que acompanha o jogo não é muito variada, cabendo agora aos próprios jogadores criarem desafios que realmente valham a pena.

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    Blast Works: Build, Fuse & Destroy (Wii)

    42 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Budcat Creations
    Lançamento: 10/06/2008
    Distribuidora: Majesco
    Suporte: 1-4 jogadores
    RecomendadoAvaliação:
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