UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Boom Blox Bash Party

26/05/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Steven Spielberg fala de sua criação
Com tantos títulos baratos e sem vergonha lançados para Wii sob o pretexto de serem simplesmente casuais, os donos do console da Nintendo muitas vezes tem problemas em filtrar o que realmente vale a pena. Só isso explica a pouca atenção dada ao divertido "Boom Blox", que nem mesmo com ajuda criativa do cineasta Steven Spielberg, conseguiu se manter em boas colocações nas tabelas de mais vendidos no ano passado.

Felizmente a Electronic Arts não abandonou a idéia e, de novo com o criador de Indiana Jones e E.T., preparou uma espécie de semi-continuação de "Boom Blox", batizada de "Bash Party". Enquanto a mecânica continua a mesma - baseada nos jogos de tabuleiros conhecidos como "Jenga" ou "Torremoto" - o leque de opções foi ampliado de forma considerável, com muitos níveis a serem batidos, elementos refinados e um editor de mapas bastante robusto.

Derrube tudo

O objetivo aqui é, basicamente, o de derrubar pilhas de peças utilizando o Wii Remote. Basta travar sua mira em algum ponto e fazer um movimento rápido contra a tela para atirar bolas contra elementos do cenário. Tais bolas podem ter características bem especiais, como as que se transformam em bombas ou em portadoras de um vírus que atinge blocos adjacentes e os fragilizam. Dá também para puxar pedras e lançá-las contra outras, em um efeito parecido com o de um estilingue, entre outras variantes bem bacanas.

Pode parecer banal, mas o jogo requer uma boa dose de habilidade. Atirar bolas contra blocos é uma tarefa fácil, mas derrubar todos os elementos do cenário com uma quantidade limitada de arremessos nem sempre é. É preciso calcular os melhores pontos de lançamento e provocar combos, além de lidar com alguns novos elementos que alteram a física consideravelmente, como a alteração da gravidade e a densidade de cenários dentro da água. Há muito desafio nos 400 estágios do game.

Para deixar o pacote ainda mais interessante, a Electronic Arts caprichou em um editor de mapas que tira proveito da simpática direção de arte, repleta de figuras carismáticas e um visual colorido bastante agradável. É possível ainda participar da comunidade online do jogo, baixando novos níveis e conteúdo extra para incrementar ainda mais o editor. Fora isso há um sistema de Achievements e pontuação bastante inteligente, que permite, por exemplo, que se compre a passagem por um nível complicado, para evitar que o jogador fique travado em algum momento da aventura.

O multiplayer online, com modos competitivos e cooperativos, também tira proveito do sistema online, com a capacidade de compartilhar mapas entre os participantes. Com isso, o título ganha uma vida útil ainda mais longa, o que certamente é algo a celebrar.

CONSIDERAÇÕES

"Boom Blox Bash Party" é a evolução do excelente puzzle do ano passado, apresentando grande refinamento de mecânica e interface, entre várias outras melhorias. Com uma grande coleção de cenários - e a possibilidade de criar novos e compartilhar em uma comunidade online - a serem explorados sob novos elementos que alteram a física da aventura, a diversão é praticamente sem fim para usuários de todas as idades, sozinhos ou em grupo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Boom Blox Bash Party (Wii)

    40 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Electronic Arts
    Lançamento: 05/2009
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: Cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host