UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Contra Rebirth

09/09/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Ação frenética e clima retrô
Depois de "Gradius Rebirth", a Konami continuou a investir em reimaginações de suas clássicas franquias para o WiiWare, serviço de jogos inéditos vendidos por download da Nintendo.

Mas a exemplo do pioneiro jogo de nave, este novo "Contra Rebirth" é tão retrô que bem que poderia se encaixar também no Virtual Console, que é a área da Nintendo que vende clássicos por download.

Ameaça alienígena

Em "Contra Rebirth" o jogador pode escolher entre o lendário herói Bill Rizer -- clone de um Arnold Schwarzenegger em tempos mais hollywoodianos - e o samurai Genbei Yagyu -- que apareceu pela primeira vez em "Neo Contra" de Playstation 2 - para tomar frente em uma missão estilo "exército de um homem só" contra hordas de alienígenas feiosos em uma história sem pé nem cabeça, contada por alguns painéis (pouco) animados em estilo animê. Vale ressaltar que os dois protagonistas são praticamente idênticos, a não ser pelas falas e pelas cores das calças.

Na pele de qualquer um dos mocinhos, o usuário deve encarar ação 2D bruta, com orientação horizontal, e atirar em tudo o que se mexer para chegar ao final de cada fase intacto, já que qualquer esbarrão ou tirinho inimigo o manda direto para o além. Não há moleza e todas as convenções da velha escola estão aqui, com direito aos tiros variados e chefes gigantescos. De mais gritante, só faltou mesmo as fases com visão superior que pouco adicionavam a alguns capítulos mais antigos da série.

Jogadores mais velhos irão adorar o clima retrô do game, que em muito se parece com o clássico "Contra III: The Alien Wars" de Super NES. Além do bom desafio, o bacana da série é sua capacidade de surpreender o jogador, colocando-o em situações inusitadas, contra inimigos que atacam de formas bem criativas. Um belo exemplo está bem no começo da aventura, quando a batalha contra o chefe se divide e termina em queda livre, com o herói obrigado a se equilibrar em destroços que caem para finalizar o monstrão.

Jogadores curiosos, mas menos habilidosos, também são encorajados a explorar o título. O modo easy é realmente bem tranquilo e até permite que as armas do herói sejam mantidas depois da morte. Para os veteranos, há o estímulo para encarar o curto jogo novamente, pois há personagens novos para habilitar e um modo de dificuldade mais intenso ao término do game no normal e hard. Há também suporte para dois jogadores simultâneos, como nos velhos tempos.

Como dito antes, "Contra Rebirth" tenta simular o clima dos antigos jogos da série. Assim, não traz grandes gráficos, bem ao nível do game de Super NES, ainda que com menos detalhes nos cenários de fundo, compensados por alguns efeitos modernos de deformação e mais destroços e partículas voando pelos ares. O som é de alto nível, com remixes de alguns dos temas mais famosos da série.

CONSIDERAÇÕES

"Contra Rebirth" é uma boa homenagem aos antigos jogos da série nascida nos anos 80. Não parece tão bem produzido como o recente "Contra 4" para DS, mas honra as principais características da franquia, apresentando muita ação, boa dificuldade e várias surpresas, ainda que tudo termine rapidamente. Para os veteranos fãs da série é um título imperdível, que também possui um modo de dificuldade mais branda ideal para atrair novos admiradores.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Contra ReBirth (Wii)

    5 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: M2
    Lançamento: 07/09/2009
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-2 jogadores
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host