Um dos títulos de estreia do Wii foi "Excite Truck", jogo de corrida que tinha a dura missão de provar que o então novo e inovador controle sensível a movimento do videogame era sim uma opção viável e divertida para games do estilo.
O resultado não decepcionou, mas também passou longe da revolução que prometia. O que ficou para a história é uma produção divertida, mas extremamente simplória, rasa e sem lá muita criatividade. Pouco mais de dois anos depois e agora sem a pressão de ser jogo de lançamento de um console, a fórmula retorna aprimorada e mostra que merece espaço no tão variado gênero de disputas automobilísticas - ou quase isso.
Corridas com minigamesEm essência, "ExciteBots" é uma modificação de "Excite Truck". A mecânica de jogo, o principal, é a mesma: balance o controle para os lados como se fosse um volante para mover a máquina. Agora há também suporte ao Wii Wheel, mas fato é que a diferença é quase nula, se apoiando mais em gosto estético do que efetivamente vantagens de um ou outro esquema.
Velocidade frenética, visual colorido, pistas diversas pelo mundo, terrenos dinâmicos que mudam durante a corrida. Heranças de "Excite Truck" que são recicladas sem o menor pudor aqui. Até mesmo a organização e estilo visual dos menus é a mesma.
O grande diferencial fica por conta da temática. Em vez de caminhões perambulando por pistas sem grandes surpresas, entram em cenas robôs temáticos de bichos com capacidade de se transformar durante a corrida. Seja um carro, um planador ou uma máquina bípede que corre pelos campos, a variedade acaba trazendo diversão. Melhor ainda, microgames malucos infestam as disputas, propiciando risadas e um frescor raro de criatividade em jogos de corrida. Não é uma revolução, não é um novo paradigma que vem para ficar, mas para disputas casuais como esta cumprem a função de manter o interesse e a diversão.
Tal disposição criativa transparece nos próprios modos de jogo. Um deles é o Poker Race, que mistura disputas de velocidade com o tradicional jogo de cartas, exigindo assim atenção na pista e também nas cartas de que dispõe para fazer a melhor jogada. Esquisito, mas curioso e empolgante.
Ao passo em que "Excite Truck" era uma experiência pouco profunda, com pouco a habilitar a não ser alguns carros, cores e pistas, "ExciteBots" resolve isso com dezenas de quinquilharias. Além dos próprios veículos (que aqui são muito mais interessantes pelo fato de serem animais), há também ícones para representar o seu perfil online, estatuetas dos veículos (característica à la "Super Smash Bros. Brawl") e até mesmo dioramas, cenas para colecionar. Além de dinheiro, cada um destes itens exigem também que certos requisitos sejam cumpridos antes de serem disponibilizados.
Por fim, a bem vinda experiência online propicia partidas fugazes e sem atrasos, mas o sistema fica muito longe da estrutura montada para Mario Kart. As opções de partida são limitadas, assim como o número de participantes (apenas seis ao mesmo tempo contra doze de "Mario Kart"). Uma pena, mas ao menos cumpre bem a função de permitir esse tipo de disputa - além de ser uma forma rápida de acumular pontos para comprar itens extras.
Visual e trilha sonora praticamente negam evolução tecnológica. Não são ruins, mas em praticamente nada diferem de "Excite Truck". Contudo, as músicas super animadas combinam muito mais com a premissa absurdamente fantasiosa de "ExciteBots", então cumprem bem a tarefa de manter o pique empolgante do game.
CONSIDERAÇÕES
Mais uma modificação pesada de um jogo antigo do que efetivamente um novo título, "ExciteBots: Trick Racing" dá nova forma à mecânica de jogo de "Excite Truck" e se dá bem. A inclusão de veículos criativos e minigames malucos durante as corridas combinam bastante com a premissa mais casual do Wii e a grande quantidade de cacarecos extras e partidas online garantem boa longevidade, mesmo se tiver de jogar sozinho. Não revoluciona a biblioteca de jogos do Wii, mas é uma adição muito divertida.