UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Onechanbara: Bikini Zombie Slayers

19/02/2009

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Em uma das jogadas de marketing mais espetaculares do videogame nos últimos anos, depois de adquirir os direitos de distribuir o estranho jogo japonês "Onechanbara" no ocidente, a D3 tratou logo de colocar o título mais direto e espetacular que poderia ter inventado: "Bikini Zombie Slayers".

Belas asiáticas
É um título simples e honesto que diz tudo o que você precisa saber. Obviamente não deve ser levado muito a sério, apesar os esforços do incompreensível roteiro em tentar criar um ar épico em torno de jogo que, bem, explora a imagem de garotas em trajes sumários e que esquartejam em massa. É tudo uma grande bobagem que gera curiosidade, diverte por alguns momentos e nada mais.

Perdido na tradução

É preciso cautela para utilizar o termo trash ao associar a qualquer tipo de obra, mas "Onechanbara" é um produto feito sob medida para tal. Além de ser meio vergonha por conceito, explorando de qualquer jeito a sensualidade feminina e a violência explícita, ainda tem aquele clima de produção Z, reutilizando os mesmos efeitos sonoros, texturas e modelos sem o menor sinal de remorso. Até mesmo o trabalho de tradução para o inglês foi feito de qualquer maneira, resultando em um texto sem pé nem cabeça e com falta até mesmo de documentação adequada - em muitos momentos o jogo não indica o que é preciso fazer e nem mesmo o manual salva.

Ainda bem que não é preciso ser cientista nuclear para entender que modo de história, além dos extras como o Free Play ou Survival, é mero pretexto para colocar o jogador no controle de uma bela donzela que deve limpar cenários e mais cenários da presença de zumbis e outros monstros. E as moças não são nada discretas ao vestir desde uniformes colegiais a roupas de vaqueiras e usar poderosas espadas para partir inimigos ao meio - sujando tudo com exageradas rajadas de sangue (que pode ter várias cores) por todos os lados.

Pizzas e zumbis
É uma bagunça tão grande que não dá para ter muita idéia do que você está fazendo com o controle na mão. Você mexe o Wii Remote para tentar imitar os golpes, mas nem sempre as moças respondem como você deseja, o que não quer dizer que elas deixam de atacar. De uma maneira bizarra, você sempre dá um jeito de matar os inimigos. E para causar aquele impacto, quando a sua lâmina já estiver bem usada, basta segurar o botão B e dar uma balançada que a heroína faz questão de limpar a arma para continuar com a matança.

Como já deu para captar, "Onechanbara: Bikini Zombie Slayers" é uma colcha de retalhos, emendando fetiches a todos os lados, que faz de tudo para agradar. Não força o jogador a se prender a um enredo ou a controles complicados, torcendo para que ele apenas curta a paisagem e se sinta parte da aventura. Olhando por esse lado, é até bem mais honesto do que muitos outros jogos que assombram o acervo do Wii - com gráficos bastante razoáveis também e uma quantidade decente de modos extras.

CONSIDERAÇÕES

"Onechanbara: Bikini Zombie Slayers " é um estranho jogo japonês que vai direto ao assunto indicado por seu óbvio subtítulo americano. A idéia é colocar o jogador rapidamente no controle de garotas em trajes mínimos, que enfrentam hordas de zumbis e outros monstros. E as moças lutam para valer, destroçando os inimigos com crueldade (e qualidade) de filme B. É ação sem escalas, com um roteiro que não serve para muita coisa e controles imprecisos, que muitas vezes fazem o que não deveriam. Longe de ser um clássico, ainda consegue divertir por seus absurdos, pelo menos enquanto ainda tiverem ar de novidade.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Onechanbara: Bikini Zombie Slayers (Wii)

    21 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: D3 Publisher
    Lançamento: 10/02/2009
    Distribuidora: D3 Publisher
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host