Desde sua estréia, a plataforma de distribuição online da Nintendo, a WiiWare, se apresentou como uma grande alternativa para jogos com conceitos diferentes ou mecânicas originais como "World of Goo" e "Lost Winds". E agora parece que chegou a vez de novos jogos desafiarem os próprios limites do serviço, como é o caso deste "Onslaught", que consegue fornecer uma aventura de tiro em primeira pessoa completa, mesmo respeitando os limites rígidos do ambiente online.
Surpresas técnicasÉ preciso deixar claro que, julgando apenas pelo que oferece, "Onslaught" é um jogo bastante simples e ordinário. Há toda uma tentativa de contar uma história, mas a aventura é basicamente sobre explorar túneis e cavernas e matar monstros gosmentos - ainda que chefes e outros eventos apareçam para apimentar um pouco as coisas. Você pode contar com alguns upgrades de armas e granadas para facilitar o serviço, ainda que o ideal fosse mesmo ganhar um turbo para acelerar o vagaroso passo do protagonista.
É um jogo realmente estranho, que tem muitas falhas e, mesmo assim consegue manter seu charme. O arsenal é robusto e controles funcionam bem, com um razoável nível de complexidade ao usar o Wii Remote como apontador para mirar e o sensor de movimento para limpar gosma de monstro da tela. Em contrapartida os monstros, efeitos sonoros e o próprio design dos mapas são irritantemente repetitivos.
O grande barato mesmo é lembrar que "Onslaught" é distribuído de forma online em um serviço que traz jogos tão simples como "Dr. Mario RX" e trabalha com um limite de 40mb por título. É de se admirar uma aventura tão completa, de apresentação decente para o console, tenha sido desenvolvido com tantas limitações e ainda apresente um bom nível de complexidade mecânica e até mesmo um modo multiplayer online.
CONSIDERAÇÕES
"Onslaught" é um jogo de tiro em primeira pessoa bastante comum e com muitas falhas, mas que possui um charme quase inexplicável. Talvez este fascínio seja despertado pelo interesse em vê-lo funcionando, com todas as suas armas, movimentos e ambição, em uma plataforma que habitualmente lida com jogos bem mais simples e limitados. Nem em sonho é páreo para exemplares de "Medal of Honor" ou "Call of Duty", mas funciona como curiosidade.