UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Wii Sports

21/11/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
Faça a experiência. Tire o Wii da caixa, ligue a aparelho na TV, consulte os manuais de instruções e chame alguém que nunca jogou videogame para uma partida de "Wii Sports". Pode ser mãe, tio ou vizinho - ser mais velho ou mais novo -, as chances são: o aprendiz derrota o mestre, ao menos nas primeiras partidas.

"Wii Sports" é o primeiro jogo sob a nova filosofia da Nintendo, de criar uma forma de entretenimento acessível para todos. Parte integrante do pacote do Wii nos Estados Unidos, trata-se de uma coletânea de cinco modalidades esportivas - beisebol, boliche, boxe, golfe e tênis - que faz uso extensivo do Wii Remote, controle da Nintendo que capta os movimentos do jogador. De início, a forma intuitiva de jogar assusta os veteranos, que sentirão a ausência do uso de botões. Mas, após um breve reaprendizado, já é possível jogar e se divertir de igual para igual com novatos, que acabam pegando o jeitinho do Wii mais rapidamente.

Tire a bunda do sofá

Não é uma condição de todos os games do console, mas "Wii Sports" requer espaço e também que os jogadores fiquem em pé. Seja qual for a modalidade, o multijogador é garantido e jogar tênis com outros três competidores sentados em um sofá seria, no mínimo, enfadonho. Além de tênis, boliche e golfe são para quatro jogadores. Já boxe e beisebol são para até duas pessoas. Jogar sozinho é opção, mas como o "Wii Sports" é uma espécie de cartão de visita do Wii, arraste a mobília para abrir espaço e chame os amigos.

No beisebol, pode-se arremessar e rebater. A primeira tarefa é mais complexa: a força do arremesso é determinada pela velocidade do movimento e o jogador pode ensaiar efeito, como curva e giro através dos botões A e B, respectivamente. Além disso, pode afetar a direção da bola através do direcional em cruz. Não há mistério na hora de rebater, pois o Wii Remote funciona exatamente como um taco - a velocidade do movimento também é traduzida para o jogo.

Exemplo da precisão do Wii Remote, o boliche é a modalidade mais realista. O jogador pressiona o botão B para indicar que segura a bola. De resto vale a precisão e a técnica. Posicione-se na pista, faça o movimento característico do esporte e solte o botão para o arremesso. Como mágica, força e ângulo são captados pelo sensor e o resultado pode ser acompanhado na tela. É possível até mesmo dar aquele pequeno efeito na bola fazendo-a girar.

Para queimar calorias, o melhor é o boxe, modalidade que mais exige atividade física e também a única que usa a extensão do Wii Remote, o Nunchuk. A idéia é boa: o Nunchuk movimenta o lutador pelo ringue, enquanto o Wii Remote, por sua vez, leva a posição e movimentos de seu braço para a TV - segure-o em frente ao rosto para bloquear ou dê socos no ar para partir ao ataque.

A idéia, no entanto, ficou só no papel e de estratégia há muito pouco: no final, o que se vê é uma movimentação frenética dos braços para tentar nocautear o adversário, principalmente quando este é de carne e osso. Cuidado para não deixar o Wii Remote escapar da mão na empolgação.

O golfe não é tão intuitivo quanto as demais modalidades, embora tente abordar as nuances do esporte. Apesar de o videogame captar força e ângulo, tal qual muitos títulos do gênero, o jogador precisa do auxílio de uma barra para dar a tacada certa. Nas primeiras tentativas, é impossível adivinhar como as tacadas serão traduzidas pelo jogo. É preciso treino para sincronizar sua força com que a barra exige. Mais experientes, também devem levar em conta fatores como vento e terreno. De certa forma, o golfe vai contra a idéia geral de "Wii Sports", de um passatempo sem complicações.

O tênis é o mais simples, jogado em duplas com o jogador controlando uma delas ou dividindo a responsabilidade com um parceiro. A modalidade não usa sequer um botão, exceto na hora do saque. Nem mesmo é preciso movimentar seu boneco, que corre sozinho em direção à bola e, se essa estiver fora do alcance, ele até se arrisca em dar um salto para salvar um lance perdido. O único objetivo é movimentar o Wii Remote como se fosse uma raquete, em sincronia com a chegada da bolinha.

Mesmo sendo bem acessível, cada modalidade conta com tutoriais que funcionam como treinamento. Para o tênis, por exemplo, "Wii Sports" tem um minigame de paredão no qual o jogador deve derrubar alvos com raquetadas precisas. Já no boliche, o jogador pode mostrar sua perícia em uma pista cheia de obstáculos.

Mii entra em quadra

Se o "Wii Sports" é o aplicativo perfeito para mostrar as funcionalidades do controle, o mesmo pode ser dito em relação aos gráficos, muito abaixo dos concorrentes PlayStation 3 e Xbox 360. No beisebol, por exemplo, os torcedores são representados por pontos coloridos, e os cenários são simplórios, respeitando a idéia do jogo. Não que o Wii não seja capaz de mais - de acordo com a Nintendo o console é ligeiramente mais potente que o GameCube -, mas é o repeteco do recado dado por Reggie Fils-Aime, atual presidente da Nintendo of America, durante a coletiva da E3 2006: "quem quiser gráficos em alta definição que dê meia volta".

Faz falta? Não dá para negar um grau de desapontamento quando se compara imagens dos jogos para Wii com as dos consoles concorrentes, mas é uma deficiência compensada por uma experiência totalmente nova. "Wii Sports" é um jogo cheio de energia. Imagine uma pista real de boliche. Num primeiro momento o jogador nota a decoração do lugar, os sapatos de aluguel gastos e uma ou outra irregularidade no piso. Mas então os amigos chegam, a competição começa e tudo vira descontração. Assim é o "Wii Sports". Acessível a todos, bastam alguns minutos para gráficos ficarem em segundo plano. A partir daí, seu Mii assume o show.

Com cara de playmobil, o Mii é a sua identidade virtual no videogame da Nintendo. O jogador pode combinar vários tipos de cabelo, olhos, narizes, bocas e roupas para criar um boneco 3D que reflita sua própria imagem que será usada em jogos. Pode parecer bobo, mas é hilário ver uma caricatura sua correndo pela tela. "Wii Sports" é o primeiro a fazer uso desse recurso. Após as partidas, a performance de cada Mii é armazenada na memória do videogame. É possível comparar quem é o melhor em cada modalidade e até mesmo gravar seu Mii em um cartão de memória para visitar videogames alheios.

CONSIDERAÇÕES

Nos Estados Unidos, "Wii Sports" é um brinde que acompanha a embalagem do videogame da Nintendo e serve justamente para demonstrar as funcionalidades do aparelho, algo que faz muito bem. As modalidades oscilam em qualidade: a mais enfadonha e cansativa (literalmente!) é o boxe; golfe e beisebol mereciam mais polimento nos controles; já o tênis não oferece muito a se fazer, mas dá conta do recado; o destaque fica mesmo para o boliche, que por si só já valeria uma eventual compra.

Apesar de algumas bolas foras, "Wii Sports" é uma boa pedida para reunir amigos e uma excelente amostra do que o videogame da Nintendo tem a oferecer.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Wii Sports (Wii)

    27 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 19/11/2006
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host