Engana-se quem vê as imagens de "Super Meat Boy" e imagina um jogo fácil. Apesar de sua simplicidade e gráficos razoavelmente simples em 2D, trata-se de um daqueles jogos cuja diversão está justamente na superação de obstáculos aparentemente impossíveis, que nos fazem querer arremessar o controle contra a parede.
Tal como "Alien Hominid", "Super Meat Boy" nasceu na forma de um joguinho feito em Flash para o website Newgrounds, onde fez bastante sucesso. A nova versão para os consoles traz, além de novidades, um visual atualizado, ainda que mantendo a essência "lo-fi" dos jogos antigos em pixel, acompanhado de uma trilha cativante de chipmusic. Tão retrô que o nome traz as mesmas iniciais de Super Mario Bros.
A fórmula é simples: usando o direcional e dois botões, um para correr e outro para saltar, você deve guiar o herói, um pedaço sangrento de carne viva, até sua namorada. As fases são pequenas e curtas (algumas se resumem a uma única tela estática) mas a enorme quantidade de obstáculos, como serras giratórias e fogo, fará com que você gaste muito mais tempo para superar um desafio do que imaginava.
As fases foram intencionalmente planejadas para que o jogador morra a cada salto. Basta uma leve encostada na armadilha para que nosso herói exploda em sangue, manchando todo o cenário ao redor. Ao passar de fase, é possível ver um replay que mostra todas suas tentativas frustradas de uma única vez, resultando em dezenas de Meat Boys pulando de um lado para o outro e explodindo nas armadilhas, até que sobre um único bonequinho vencedor - em outras palavras, uma maneira de rir do próprio fracasso.
O personagem é capaz de grudar nas paredes (enquanto a gravidade o puxa vagarosamente para baixo), permitindo que ele escale paredes paralelas e alcance áreas altas. Contudo, existem 20 personagens destraváveis, incluindo protagonistas de outros jogos independentes de sucesso, como Tim, de "Braid", Commander Video, da série "Bit.Trip" e mesmo o alienígena amarelo de "Alien Hominid", cada qual com suas próprias habilidades.
Além das 150 fases do modo principal, com direito a warp zones como em Super Mario Bros., há um modo de batalha para dois jogadores competirem entre si e um editor de fases.