"Resonance of Fate" é um RPG japonês que marca o início da parceria entre a Sega e a tri-Ace, esta última famosa por criar alguns dos maiores sucessos da Square Enix, como as séries "Star Ocean" e "Valkyrie Profile". É um jogo que consegue fugir de armadilhas da fórmula japonesa de criar RPGs e insere várias novidades no gênero, estagnado pela abordagem burocrática dos desenvolvedores nesta geração.
Logo na sinopse podemos constatar de que se trata de uma abordagem inteiramente nova, sem apelar para clichês como um garoto escolhido por sei lá quem para ser o salvador do mundo. O enredo é bem mais interessante e, inicialmente, se foca em um trio de caçadores que tenta ganhar a vida em Basel, último refúgio da humanidade depois que o planeta foi devastado por gases tóxicos. Os protagonistas, Vashyron, Zephyr e Leanne, caçam desde monstros a bandidos, até que seu trabalho os coloca em uma missão final rumo ao fim da existência.
Basel é um lugar muito interessante, de visual industrial com influência cyberpunk. A direção de arte insere toques ocidentais até mesmo nos visuais dos personagens, o que dá ao jogo uma identidade única, mais distante do lugar comum dos animês, por exemplo. A dublagem é adequada assim como o uso de cenas em vídeo, com excelente trabalho de som, que aproveita de maneira sensacional o sistema surround, com efeitos sonoros e trilha disparados por todas as caixas.
Na mecânica, "Resonance of Fate" também tenta seguir por direções diferentes, com o uso de armas de fogo pelos protagonistas e um sistema de combate bastante dinâmico. Nas lutas os personagens tem medidores que, quando cheios, podem disparar ataques diretos contra os inimigos. É possível alternar ataques entre os mocinhos e mesmo combinar ataques, levando sempre em consideração que os inimigos reagirão a praticamente tudo. Com o medidor do Hero Attack cheio é possível ativá-lo para combinar movimentação com ataque, traçando uma linha por onde quer se deslocar e disparar ao mesmo tempo. Não chega a ser ação em tempo real, mas é quase.
O jogo oferece várias opções de customização de roupas, assim como a montagem de armas especiais a partir de partes coletadas durante a aventura. Há uma infinidade de missões paralelas essenciais para angariar novos recursos, além da necessidade de adquirir energia de inimigos abatidos para desbloquear caminhos ocultos no mapa. É estimado que o jogo tenha ao menos 60 horas de conteúdo.
CONSIDERAÇÕES
"Resonance of Fate" é um sopro de vitalidade no universo dos RPGs japoneses, com uma abordagem diferenciada. A história, complexa e ramificada, abre caminho para uma ambientação com toques Cyberpunk e o uso de elementos ocidentais que se misturam de forma sublime na composição. O sistema de combate é dos mais complexos e rende combates de alto nível, com momentos imprevisíveis e abertos ao improviso. O conteúdo sustenta tudo isso com muitas possibilidades de customização e missões paralelas que certamente manterão os fãs ocupados por um bom tempo.