UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Geometry Wars: Retro Evolved 2

31/07/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Explosões por todos os cantos
"Geometry Wars" começou como um extra na série de corrida "Project Gotham", meio como na brincadeira pela equipe da Bizarre Creations, mas com o advento da Xbox Live, a coisa ficou séria. O lançamento de "Geometry Wars: Retro Evolved" serviu como grande chamariz para o até então novo serviço online da Microsoft, transformando o jogo em um grande sucesso de vendas por muitos meses.

Agora, com a ameaça mais evidente da concorrência, a Microsoft resolveu investir pesado na promoção de novos jogos para a Live Arcade, começando por uma continuação de seu primeiro grande hit, "Geometry Wars: Retro Evolved 2". Para os fãs do original, não poderia ser um início mais interessante.

Tiroteio intenso

A nova continuação não tenta reinventar a mecânica da série, que continua basicamente a mesma. Você controla uma pequena nave com uma das alavancas analógicas enquanto utiliza a outra para atirar em 360 graus. Uma legião esmagadora de inimigos surge de todas as direções, alguns com poderes ou características especiais, e você deve esquivar e destruir tudo para arrecadar a maior quantidade possível de pontos. Simples assim.

A grande diferença agora é a inclusão de novos modos de jogo, que mudam a ação impondo novas regras e condições para os tiroteios. Nem todos são sensacionais, mas ao menos o conjunto se mostra robusto o suficiente para prender a atenção por muito mais tempo do que seu predecessor.

Quatro jogadores simultâneos
Para começar, você só pode participar da modalidade Deadline, que não é muito interessante e serve mais como aprendizado. Nela, você tem vidas infinitas e deve buscar o melhor placar durante um tempo estipulado. Depois de algumas partidas, você acaba habilitando o modo seguinte, King, em um esquema que se repete até que os seis estejam liberados.

King é um modo bastante divertido, inspirado em jogos de estratégia e tiro com a opção King of the Hill. Você só pode atirar nos inimigos quando estiver dentro de círculos que surgem na tela. O artefato te protege dos oponentes, mas tem duração limitada, tornando necessário pular de um para outro durante os tiroteios.

Outros modos bacanas são Pacifism e Sequence. O primeiro é, na verdade, a expansão da conquista contida no jogo anterior de mesmo nome, que pedia que você não atirasse em ninguém durante certo tempo. Agora as coisas ficam mais sérias, impondo que você percorra obstáculos para explodir os inimigos na sua cola, o que pede precisão ainda maior nos seus movimentos. O segundo é igualmente intenso, com estágios com inimigos de mesmo tipo, com padrão pré-programado, exigindo que você memorize tudo, algo que lembra jogos de tiro clássicos.

Multiplayer cooperativo
Há ainda o modo Evolved, com a mecânica clássica da franquia. Não traz nenhuma novidade e acaba com ar de velho, mas ainda funciona para os não-iniciados. O último a comentar é Waves, que não chega a inovar também, apenas posicionando os inimigos de maneira diferente a modo de impedir o "camping", ou seja, o ato de ficar parado contra alguma parede, limitando as direções a serem varridas por seus tiros.

Multiplayer limitado

Tecnicamente o jogo não mudou muito. Os visuais ainda são interessantes, com muitos efeitos de partículas e cores vibrantes, mas hoje em dia isto não chama tanta atenção, principalmente depois do lançamento de jogos como "Flow" e "Super Stardust HD". As músicas, com uma batida eletrônica característica, também não mostram novidades - funcionam para pontuar a ação, principalmente se o videogame estiver ligado a um poderoso sistema de som, mas logo perdem a graça devido à repetição constante.

Uma novidade bem-vinda é a implementação de um modo multiplayer para quatro jogadores, seja de maneira competitiva ou cooperativa. As coisas ficam bastante complicadas com tanta coisa na tela, então prepare-se para passar por maus bocados ao tentar visualizar tantos elementos ao mesmo tempo e morrer por não entender bem o que está acontecendo. Mas acaba sendo divertido, apesar das dificuldades. Pena que o modo fica restrito a partidas offline, deixando o serviço online da empresa cuidando apenas de um ranking mundial.

CONSIDERAÇÕES

"Geometry Wars: Retro Evolved 2" não muda tanta coisa assim em relação ao original, mas a inclusão de alguns modos interessantes irá fazer a festa para os fãs da série e apreciadores de jogos simples e desafiadores, como das antigas. Com sua essência preservada, há de se encontrar muita diversão, ainda que às custas de muitas mortes e novas tentativas. A inclusão de partidas multiplayer é bacana, mas restringir isto a reuniões locais parece uma decisão estranha para uma plataforma que ganhou status por seu serviço online de primeira.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Geometry Wars: Retro Evolved 2 (Xbox 360)

    230 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Bizarre Creations
    Lançamento: 30/07/2008
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1-4 jogadores, Xbox Live, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host