UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Jetpac Refuelled

30/03/2007

FABIO PANCHERI
Da Redação
Na década de 80, o computador ZX Spectrum ganhava popularidade entre os ingleses, assim como o Commodore 64 fazia sucesso entre os americanos, e chamou a atenção dos irmãos Tim e Chris Stamper. Em 1983, a dupla lançava seu primeiro trabalho pela recém criada produtora Ultimate Play The Game: "Jetpac" faz parte de uma trilogia da empresa hoje conhecida pelo nome Rare.

Se de um lado havia o limite do na época potente processador Zilog Z80A, rodando a 3.5 MHz, a criatividade dos irmãos Stamper não encontrou barreiras já em seu primeiro projeto. "Jetpac" convida o jogador a explorar o espaço. Como um piloto de testes, a meta é montar espaçonaves para viajar de planeta a planeta, conquistando o sistema solar, a Via Láctea e por último o universo. Como o título denuncia, o remake para Xbox Live Arcade recebeu combustível extra, que se traduz em gráficos supercoloridos e um modo multijogador. Agarre o capacete porque a viagem é agradável.

Vida (quase) inteligente

Apesar da roupa de nova geração, "Jetpac Refuelled" resgata a mecânica simples do original. Os saudosistas vão gostar em saber que a versão com visual de 1983 também faz parte do pacote. O astronauta do jogo é equipado com uma mochila voadora e uma arma. Seu primeiro passo é construir a nave juntando pedaços espalhados pela fase. Não é necessário estágio na Nasa para isso. Basta mover-se em direção do estágio do foguete e arrastá-lo para o local da construção. Feito, a meta dois é preencher as células de combustível arrastando, da mesma forma, os containeres até a espaçonave. Tanque cheio significa próxima fase.

Pegar os itens não exige botão. Tanto as partes da foguete como o combustível grudam automaticamente no corpo do astronauta quando tocadas. Claro, alguns alienígenas nada amigáveis estarão no seu caminho, e frequentemente os itens estacionam em plataformas exigindo um vai e vem constante pela fase. O desafio está em lidar com o efeito inércia da mochila voadora, controlar o combustível - voar pela fase também requer energia - ao mesmo tempo em que se evita os ETs. De tempos em tempos, surgem "power ups" que dão pontos extras ou armas melhores.

Repetir esse processo por mais de 100 fases torna o jogo repetitivo, mas "Jetpac Refuelled" se esforça para dar um ar de novo a cada etapa. Além do visual de cada planeta, não é necessário construir um foguete em toda santa fase. Ele dura algumas viagens até ser substituído por um novo modelo. A horda inimiga também é variada, cada qual com um comportamento diferente: alguns andam somente na horizontal; outros circulam o jogador; e tem também os lentos, mas perigosos. Em comum, todos carecem de muita inteligência, mas vencem pelo volume e pela insistência. Na hora do aperto, o jogador pode usar a arma de pulso eletromagnético que elimina todos os inimigos da tela, mas seu uso é limitado.

'Prima A para jogares'

Como aconteceu com "Alien Hominid HD", jogadores poderão navegar em "Jetpac Refuelled" no bom português, mas de Portugal. Apesar de facilitar a vida de quem tem dificuldades com a língua da rainha, uma opção para inglês no menu seria bem-vinda já que algumas traduções ficam bizarras para o público brasileiro. É possível mudar o idioma do jogo alterando a configuração principal do Xbox 360, mas isso é um tanto quanto burocrático.

Não é necessário conhecer a obra completa de Camões para jogar online. Duas pessoas de qualquer parte do mundo podem compartilhar de uma mesma partida, mas a mecânica do modo multijogador não ajuda a aumentar a vida útil. Os duelos online são contra o relógio e ganha mais pontos quem decolar do planeta primeiro. Sem limite de vidas, a habilidade fica em segundo plano e conta mais a sorte do combustível cair perto do jogador. Faltou profundidade.

Adeptos das conquistas terão de suar a camisa para chegar a 1.000.000 de pontos ou completar as 128 fases do jogo. Neste último, "Jetpac Refuelled" dá uma ajuda: ao invés de recomeçar do zero após o "Game Over", pode-se partir do último planeta visitado. É um meio termo entre "Pac-Man", que oferece opção de continuar a partir do último nível, e "Bomberman: Act Zero", no qual o jogador deve passar por todas as fases na marra, com uma única vida.

CONSIDERAÇÕES

Tim e Chris Stamper deixaram o comando da Rare em janeiro de 2007 em busca de novas oportunidades. Em 25 anos, deixaram pérolas como "Donkey Kong Country", "GoldenEye 007", "Banjo" e "Viva Piñata", último trabalho da dupla dentro da produtora. Apesar de um pouco repetitivo, "Jetpac Refuelled" tem aquele "q" a mais, endossando a tese que talento vem do berço. O modo multijogador merecia mais atenção. Mesmo assim, na faixa de preço dos 400 Microsoft Points (US$ 5), é uma opção de compra na Live Arcade.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Jetpac Refuelled (Xbox 360)

    34 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Rare
    Lançamento: 28/03/2007
    Distribuidora: Microsoft Game Studios
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host