UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Lips

28/11/2008

FABIO PANCHERI
Da Redação
"Lips" é a resposta da Microsoft para "SingStar", franquia da Sony que nasceu no PlayStation 2 e já vendeu mais de 15 milhões de jogos, além de dois milhões de músicas avulsas na rede online do PlayStation 3. Também surfa na boa onda dos jogos musicais, que neste final de 2008 tem em sua crista "Rock Band 2" e "Guitar Hero World Tour".

Na verdade, tanto "Lips" como "SingStar" estão em posição de desvantagem quando comparado aos simuladores de banda, já que só oferecem a opção de cantar. Para compensar, esses karaokês para videogames apostam em recursos mais variados, trilha sonora que bebe de outras fontes além do rock e, no caso de "Lips", microfones sem fio com sensor de movimentos.

ABC: fácil como 1, 2 e 3

Dido, A-Ha, Depeche Mode, Coldplay, Rihanna, Avril Lavigne e Queen são algumas das atrações das 40 músicas que fazem parte da embalagem de "Lips". Quem cantou em "Rock Band", "Guitar Hero" ou mesmo "SingStar" irá encontrar partituras conhecidas, como "In Bloom", do Nirvana, mas "Lips" também é palco para estréias, como "ABC", do Jackson 5. A excelente seleção musical passa por muitos gêneros e décadas, mas quem anseia por mais pode se aventurar na loja online do game para baixar, por exemplo, "All Star", da trilha sonora de "Shrek".

Música e movimento
Seja do disco-rígido do Xbox 360, computador pessoal ou do iPod, músicas pessoais podem ser integradas à interface do jogo, para serem cantadas em estilo livre, sem a letra e com um placar de brincadeira, já que basta abrir a boca para pontuar. De qualquer forma, é uma maneira de adicionar, por exemplo, músicas nacionais. Nas faixas feitas para o jogo, a estrutura é bem similar a de "SingStar": o cantor ganha pontos baseado na sincronia e intensidade da voz, mas "Lips" não reconhece as palavras que o jogador está cantando. Ou seja, pode-se murmurar à vontade desde que no ritmo da música.

Além de pontos, o virtuoso é recompensado com estrelas e medalhas em seis categorias - entre elas ritmo e técnica - que ajudam a subir no ranking de astro. O grande porém é que tudo é muito fácil. "Lips" não tem nível de dificuldade e, mesmo que não se abra a boca durante toda a música, não há penalizações. Pode-se duelar com um amigo na modalidade "versus", mas sozinho não há incentivo. Quem deseja um pouco de emoção, deve tentar o "Time Bomb", que consiste em cantar a música com precisão para retardar o pavio do explosivo. Outros modos são o "Kiss", cuja meta é aproximar duas silhuetas, e o "Vocal Fighters", uma variação do "versus".

Microfone ou tamborim

"Lips" acompanha dois microfones sem fio que, por ora, são exclusivos para o jogo. Usá-lo em "Rock Band" ou "Guitar Hero" depende da boa vontade da Electronic Arts e Activion de criar uma correção para que o acessório se torne compatível. É para cruzar os dedos. Depois de usar o microfone de "Lips", a opção com fio fica sem graça.

Modalidades e videoclips
O microfone tem sensor de movimento e luzes que piscam no ritmo da canção. Para um segundo jogador entrar na música, basta sacudir o microfone, que também pode dar um ritmo brasileiro à música funcionando como chimbal ou tamborim. Mas a principal função do sensor é ativar o "star power", bem similar ao levantar de guitarra em "Rock Band" ou "Guitar Hero". Ao cantar corretamente, uma barra de energia é preenchida - quando ela estiver cheia repita o gesto que aparece na tela para faturar pontos extras.

Se o microfone sensível aos movimentos foi bem explorado, o mesmo não se pode dizer de outros recursos do Xbox 360, principalmente da robusta rede online que o videogame oferece. "Lips" tem uma modesta opção de convite online. Funciona assim: mande um desafio para uma pessoa da sua lista de amigos e espere - caso ela aceite, compara-se os pontos para ver quem for melhor. De tão simplório, nem aparece no manual do jogo.

Outra ausência sentida foi o suporte a Xbox Live Vision, a câmera do Xbox 360. Não é possível gravar sua performance e compartilhar seu vídeo na comunidade, recursos presentes em "SingStar", que ainda oferece o requinte de capturar a imagem do jogador para colocá-lo no clip do vídeo.

CONSIDERAÇÕES

Excelente seleção, microfone sem fio e possibilidade de adicionar músicas pessoais podiam fazer de "Lips" uma experiência obrigatória, mas faltou ao jogo recursos básicos que o concorrente "SingStar" oferece desde o PlayStation 2. Fácil e sem músicas para abrir, "Lips" oferece poucos incentivos para jogar sozinho, mas é uma boa opção para reunir amigos na sala de estar.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Lips (Xbox 360)

    19 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: iNiS
    Lançamento: 18/11/2008
    Distribuidora: Microsoft Studios
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória, download de músicas
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host