UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Lumines Live!

20/10/2006

FABIO PANCHERI
Da Redação
O casamento perfeito entre portáteis e quebra-cabeças já tem mais de 15 anos. Lançado em 1989 nos Estados Unidos, "Tetris" foi um dos responsáveis pelo sucesso do então novato Game Boy. Por isso, não é de se estranhar que "Lumines" tenha se tornado o primeiro jogo obrigatório do PSP, o videogame de bolso da Sony.

Claro, isso não teria acontecido se ele não tivesse todas as qualidades de um bom quebra-cabeça. "Lumines" tem a assinatura de Tetsuya Mizuguchi, criador de "Space Channel 5" e "Rez", dois títulos para o Dreamcast que exploram o gênero musical, cada um a sua maneira. Essa sua criação não foge à regra, oferecendo um desafio que é agradável aos dedos, olhos e ouvidos. Agora, a sinestesia quer explorar telas maiores.

Blocos em alta definição

O conceito simples e inteligente dessa edição para Xbox 360 é o mesmo do título de lançamento do PSP. A ação acontece em um longo tabuleiro retangular quadriculado. Como em muitos títulos do gênero, blocos coloridos caem do topo da tela, preenchendo os espaços vazios. A meta do jogador é evitar que a tela seja preenchida, eliminando o máximo possível de blocos. Em "Lumines", eles são sempre quadrados perfeitos de tamanho 2x2 e a meta é preencher ao menos quatro espaços de uma mesma cor. Feito isso, basta esperar.

A elegância de "Lumines" está no fato que só a união dos blocos de mesma cor não os faz sumir de imediato. A ação está ligada à música, cujo ritmo é determinado por uma linha que varre a tela horizontalmente e também pelas ações do jogador. Somente quando essa linha encontra os blocos agrupados é que eles somem. Os blocos são sempre bicolores e o prazer está em organizá-los para fazer aquele estrago a cada varredura. Se não bastasse, de vez em quando surge um bloco com uma peça especial, que apaga todas as peças adjacentes da mesma cor, independente se estas formam blocos ou não.

Mergulhando mais ainda nas sensações, o jogo tem também um forte apelo visual, como os demais trabalhos de Mizuguchi. Além do tradicional, 'cumpra o desafio proposto e a dificuldade aumenta', as fases de "Lumines" são divididas em "skins". Ou seja, a cada etapa troca-se a música, fundo de tela e as duas cores dos blocos. O jogo esbanja ainda efeitos luminosos que são totalmente pertinentes ao estilo, seja qual for a "skin" do momento.

Compre seus blocos

Como o título denuncia, "Lumines Live!" vai além do original e explora as boas e más qualidades do videogame de nova geração da Microsoft. Como todos os jogos, oferece uma lista de conquistas - que no caso dos jogos da Live Arcade rendem até 200 pontos ao seu perfil - e ranking online das melhores "cucas" no quebra-cabeça.

O menu oferece uma boa variedade de modalidades. Quem procura um desafio maior pode explorar a opção de quebra-cabeça ("Puzzle Mode") ou tentar bater recordes em partidas com limite de tempo ("Time Attack"), mas essas não são tão interessantes quanto a tradicional "Challenge". Há ainda o inédito "Mission Mode" e o "CPU VS mode", esse uma espécie de tutorial para quem quiser jogar online.

O modo Versus, que no PSP é jogado através da rede sem fio, foi adaptado para a Xbox Live e é possível desafiar qualquer pessoa da rede, que tenha o mesmo game. A mecânica é a mesma do modo para um jogador, mas os dois participantes disputam o tabuleiro quebrando blocos para ganhar influência. Quanto maior a influência, maior é o pedaço do tabuleiro controlado pelo jogador. Nas partidas online, a conexão vai do aceitável ao sofrível, mas boa quando os dois adversários são do mesmo país. Deve-se levar em conta que "Lumines Live!" foi lançado em meio a uma atualização da rede do videogame, que gerou instabilidades nas partidas online.

Animado para jogar? Então prepare a carteira. A versão básica de "Lumines Live!" custa 1.200 pontos (US$ 15). Mais em conta do que quando lançado para PSP, mas não oferece o mesmo conteúdo. São 12 skins no "Challenge Mode" contra mais de 40 do original; "Puzzle Mode" e "Mission Mode" oferecem apenas cinco desafios cada; e o "CPU VS mode" tem um único oponente. Ao concluir essas etapas o jogador se depara com mensagem avisando que "o pacote com mais estágios não foi adquirido".

Um desses "extras" já está disponível. O "Advance Pack" custa 600 pontos (US$ 7,5) e adiciona 22 "skins" ao "Challenge Mode". E mais vem por aí: já estão confirmados o "Artist Pack", que trará a música "Sorry" de Madonna, além de outros artistas conhecidos; o "Mission/Puzzle Pack", com 50 estágios extras em cada modalidade e mais seis "skins"; e o "VS CPU Mode Pack", que soma 11 oponentes controlados pelo computador e de quebra alguns "skins". Todos previstos para até o começo de 2007 e sem preços divulgados. Enfim, a brincadeira completa do joguinho Arcade terá preço similar aos dos vendidos em loja, que dão direito à embalagem e manual.

CONSIDERAÇÕES

Não dá para imaginar o Xbox 360 sem a Xbox Live. Trata-se de um serviço, ao menos hoje, sem igual que oferece horas de diversão gratuita, seja através das dezenas de demos ou de atrações relâmpagos - como "Texas Hold 'em", cujo download foi gratuito durante as 48 primeiras horas. Do outro lado,abre oportunidade para as produtoras explorarem comércio virtual entre jogadores através da venda de conteúdo extra. Em "Lumines Live!", não se trata de um adicional. Está mais para uma venda de game em partes. Na ponta do lápis, a compra ainda é vantajosa. Mesmo no básico, "Lumines" vicia e é um dos poucos quebra-cabeças que conseguiram essa façanha desde "Tetris".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Lumines Live! (Xbox 360)

    21 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Q Entertainment
    Lançamento: 18/10/2006
    Distribuidora: Q Entertainment
    Suporte: 1-2 jogadores, Xbox Live
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host