UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Matt Hazard: Blood Bath and Beyond

18/01/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Depois de sofrer com críticas desfavoráveis e baixas vendas de "Eat Lead: The Return of Matt Hazard", a produtora Vicious Cycle não se deu por vencida e continuou a apostar no personagem. A abordagem é que mudou e agora, em vez de produzir um novo jogo 3D de ação para vendas no varejo tradicional, a empresa resolveu criar uma aventura retrô em 2D para download.

Mudança para melhor

Homenagem aos jogos de ação 2D
"Matt Hazard: Blood Bath and Beyond" é a redenção do personagem do título, um fictício herói dos videogames que está no mercado desde os anos 80. Neste novo game, Hazard deve voltar a jogos antigos da era 8 bits para salvar seu antigo eu e preservar a linha temporal. Isto ou algo que o valha, já que a trama não faz muito sentido e até é usada como motivo de piadas pelo roteiro.

Aliás, o bom humor continua presente. Os designers demonstram espírito esportivo e até conseguem tirar sarro do fracasso de seu projeto anterior, entre piadas e referências a clássicos do gênero e outros elementos da cultura pop. Assim como foi com "Eat Lead", boa parte da diversão vem ao conseguir identificar as várias citações.

A grande diferença entre os games fica na mudança de foco da ação, que torna este "Blood Bath and Beyond" bem melhor na parte mecânica. Agora sua aventura funciona no estilo "Contra", em que o usuário deve atirar em inimigos e abrir caminho pelos cenários que rolam em orientação horizontal.

Há algumas diferenças interessantes, com a inclusão de alguns quebra-cabeças para mover plataformas e adição de um segundo plano de ação, no qual aparecem inimigos. Não há o vai e vem de exploração de cenários como em "Shadow Complex" e o foco é somente na ação, o que se torna repetitivo depois de algum tempo, mas é parte da fórmula.

Apesar da inspiração nos clássicos dos anos 80, os gráficos são atuais e apresentam alguns efeitos bacanas, inclusive o sistema de ragdoll que controla as animações dos personagens. Há uma boa quantidade de falas e uma trilha sonora animada que também não perde a oportunidade de puxar elementos de célebres músicas do passado.

CONSIDERAÇÕES

"Matt Hazard: Blood Bath and Beyond" resolve reabilitar o herói do fraco "Eat Lead" e abandona um esquema limitado em 3D por uma mecânica clássica em 2D. Na nova abordagem, o personagem brilha em uma série de tiroteios frenéticos e ainda mantém o bom humor, com boas piadas e referências a games e filmes. Distribuído por download, o jogo segura a atenção e prende o fã de ação sem esforço.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Matt Hazard: Blood Bath and Beyond (Xbox 360)

    30 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Vicious Cycle
    Lançamento: 06/01/2010
    Distribuidora: D3 Publisher
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online
    Outras plataformas: PS3
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host