UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Vandal Hearts: Flames of Judgment

09/02/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Vandal Hearts" foi um RPG estratégico lançado no início da vida do Playstation original e arrebatou uma legião de fãs, até então carentes de jogos no estilo. Uma continuação saiu alguns anos depois e nunca mais se ouviu falar na franquia, pelo menos até hoje.

Como a moda parece ser ressuscitar o máximo possível de marcas do passado, a Konami finalmente resolveu tirar a série do baú e lança "Vandal Hearts: Flames of Judgement" por download para Xbox 360 e Playstation 3. No entanto, o novo game não é uma produção da casa, que preferiu colocar o estúdio Hijix no projeto. O resultado é um título fiel ao passado, mas que nunca tenta ousar ou inserir novidades.

Competente, mas antiquado

Série de RPG tático ganha nova versão
A trama do game se passa muitos anos antes do "Vandal Hearts" original e, assim como o estilo de arte, não parece se inspirar muito no antecessor além da premissa básica. O jogo fala dos mesmos temas de sempre, sobre um jovem herói órfão que tem a responsabilidade de reunir um grupo para salvar sua terra do pior.

Ao menos o desenvolvimento tem um ritmo bom e utiliza recursos como vozes e cenas não-interativas, algo não muito comum para um produto distribuído de forma digital. Em determinados momentos é necessário fazer escolhas difíceis, que podem alterar o desenrolar das batalhas e até o final do enredo. É algo bacana, com certeza, mas como o ritmo é bem acelerado, mal dá para se apegar aos personagens e sentir sua falta.

O sistema de combate funciona como nos games antigos da série, a exemplo de clássicos como "Final Fantasy Tactics" ou "Disgaea". Ainda é bom, mas já tem um certo cheirinho de mofo. Há uma ordem de ação para os combatentes escalados para a luta, que podem se movimentar pelo cenário dividido por uma malha, usar itens, trocar de armas e usar magias. Nada muito complicado ou difícil, com a inserção apenas de alguns ataques combinados caso personagens estejam próximos e afins. Quem já experimentou algo no estilo, com certeza já sabe o que encontrar.

Como dito antes, a direção de arte é o que mais deve incomodar aos fãs dos velhos games. Foi embora o design tipicamente oriental e surge no lugar algo que não consegue misturar o visual infantilizado com a violência da trama, o que inclui aí os tradicionais sprays de sangue da franquia. O áudio é com certeza mais imponente, com boas dublagens e bom uso de recursos modernos.

CONSIDERAÇÕES

"Vandal Hearts: Flames of Judgement" chega para tentar reviver uma interessante, mas quase esquecida franquia de RPG estratégico da Konami. O novo jogo toma liberdades na apresentação e muda totalmente o design, que agora conta com arte ocidental que pouco lembra os exemplares anteriores. Já a mecânica permanece e funciona bem diante de suas várias limitações, o que deixa o game com cara de introdução ao gênero para jogadores novatos. Para um produto vendido por download é adequado, mas provavelmente não é o que os fãs da série esperavam.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Vandal Hearts: Flames of Judgment (Xbox 360)

    imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1 jogador
    Outras plataformas: PS3
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host