16/04/2007
da Redação
A passagem de Yoshiki Okamoto - hoje um dos principais nomes da indústria japonesa de games - pela produtora Konami foi relativamente rápida. Mas nos três anos em que passou na empresa sediada em Kobe lançou dois clássicos para fliperamas e agora ambos estão na Live Arcade.
O primeiro foi "Time Pilot", e agora é a vez de "Gyruss". Mas se o primeiro trazia muita originalidade, não se pode dizer o mesmo do segundo. É inventivo no que diz respeito à visão: como em "Tempest", o movimento da nave é circular. Mas, tirando esse detalhe, a mecânica é bastante similar a de "Galaga", da Namco, que havia sido lançado três anos antes. Ou seja, os inimigos aparecem em formações e ficam posicionados em pontos determinados na tela.
Entre um planeta e outro (a viagem é uma jornada para voltar à Terra, começando por Netuno) há fases bônus, que consistem em derrubar todos os inimigos. Ao todo, são 23 estágios. A sua nave pode receber um melhoramento, que transforma um tiro simples em duplo.
Assim como em "Time Pilot", há dois modos: o primeiro é o original, como foi concebido em 1983, e o outro, com visual reformulado, incluindo efeitos modernos e gráficos 3D. O som também poderá ser melhorado. A trilha sonora inclui a famosa "Toccada und Fuge" de Bach.
Também terá modos multiplayer online, tanto cooperativo como competitivo, além de chat de voz e ranking mundial.
Esta versão de "Gyruss" é exclusiva para Live Arcade. O preço é de 400 MS Points (US$ 5).