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Yoshi Touch & Go

06/04/2005

da Redação
"Yoshi Touch & Go" segue a política da Nintendo de simplificar e criar algo novo nos videogames. Baseado em uma demonstração feita para exibir o potencial do aparelho de duas telas, em maio de 2004, o game é inspirado em "Yoshi's Island", o clássico para SNES que comemorou o décimo aniversário de Mario. Mas não espere um game nem um pouco parecido - a implementação aqui é totalmente diferente.

Diversão que caiu do céu

Cada uma das modalidades do jogo é dividida em duas partes: durante a primeira, você deve ajudar o bebê Mario a cair do céu em segurança até chegar ao solo firme. Na segunda, você deve ajudar Yoshi a levá-lo em segurança até a cegonha que o deixou cair. Para tal, jogadores contam apenas com a caneta e o microfone do DS: é possível desenhar nuvens, envolver inimigos e moedas em bolhas, além de alguns outros truques. Assoprando no microfone você pode apagar o que desenhou.

A primeira metade do game utiliza o sistema de duas telas com maior eficiência: o bebê Mario fica caindo na tela de cima, e o jogador deve planejar suas rotas desenhando nuvens na tela de baixo. Pode parecer simples na prática, mas você desejará desenhar na tela de cima. Fazer círculos pequenos permite prender inimigos (que viram pontos) e moedas, que podem ser arremessadas contra o herói.

Já no chão, Yoshi oferece alguns truques extras: ele também precisa ser defendido dos inimigos, mas pode arremessar ovos com um toque na tela. Você também pode fazê-lo pular encostando nele. A velocidade e capacidade de ovos do dinossauro é definida pela sua pontuação na primeira parte. Acertar uma série de moedas ou inimigos com uma jogada rende combos, que aumentam o placar.

"Touch & Go" é uma estranha mistura entre um jogo de plataforma e um quebra-cabeça, com toques de ação e estratégia. Olhando o desenrolar da aventura pode parecer fácil devido à baixa velocidade, mas são tantas coisas para planejar e prestar atenção que o desafio se prova muito maior na hora de controlar. E o treino será importante!

"É só isso?"

O maior choque para os jogadores experientes será a ausência de "fases". Existem quatro modalidades diferentes (além de uma excelente opção multiplayer), cada qual com um único mapa. Como em "Tetris", você nunca vai "chegar no final" do game - o que é um choque no começo. A mecânica de "Touch & Go" é mais próxima de um antigo Game & Watch (aqueles jogos de bolso da Nintendo que antecederam o Game Boy), tendo como objetivo conseguir um placar alto.

CONSIDERAÇÕES

Apesar desse aspecto, é difícil não se apaixonar por "Yoshi Touch & Go". Sua aparente simplicidade se prova difícil de dominar, e diverte tanto iniciantes quanto experientes, ao mesmo tempo que oferece uma experiência inédita.

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    Yoshi Touch & Go (DS)

    89 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 14/03/2005
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-2 jogadores
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

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