28/05/2007
da Redação
"Brain Age", fruto da parceria entre a Nintendo e o Dr. Ryuta Kawashima, trouxe para o Nintendo DS uma nova geração de jogadores, graças à proposta inovadora que estreou e popularizou o gênero de "estimulação cerebral". Milhões de cópias vendidas depois - com especial sucesso no Japão -, a franquia está de volta ao portátil, com 17 novas atividades para colocar a sua massa cinzenta em forma.
O funcionamento não muda muito em relação ao original: o jogador faz uma série de testes e tem o seu cérebro avaliado pelo jogo, através de uma pontuação. O objetivo é melhorar a pontuação, seguindo o programa por semanas e até meses. É possível, através do DS Download Play, enviar um demo para amigos ou competir com até 16 pessoas em quatro modalidades multiplayer.
"Brain Age 2" usufrui tanto quanto seu antecessor a tela sensível do DS. Entre as novas atividades, está uma disputa de joquempô (aquela brincadeira com gestos que representam pedra, papel e tesoura); localizar o número mais alto, assinalando-o com a stylus; rapidamente, subtrair um pequeno número de uma quantia maior, seguidas vezes; memorização de números.
Uma das atividades envolve o calendário do portátil, com problemas como: "Qual dia foi três dias antes de ontem?". Há inclusive uma que envolve música - um piano, mais especificamente -, na qual o jogador deve tocar a tecla correspondente conforme o cursor passa pela partitura.
Para os fãs de Sudoku, "Brain Age 2" traz mais de cem desafios inéditos.