04/03/2006
da Redação
Um dos mais tradicionais RPGs do saudoso Super Nintendo - e que depois receberia uma versão no PlayStation -, "Tales of Phantasia" chega em versão de bolso para o Game Boy Advance, dez anos depois.
Trata-se do típico e gratificante game de interpretação de papéis com muitos feitiços, armaduras, armas, atualizações, personagens coloridos, passagens de nível e, naturalmente, muita exploração de masmorras, elemento simplesmente indispensável em qualquer game do gênero que se preze.
As viagens pelo tempo em Phantasia fazem lembrar os ciclos entre os mundos negros e da luz de "A Link to the Past". É comum explorar as mesmas áreas mais de uma vez, mas encontrando novos personagens, inimigos e desafios.
As batalhas acontecem em tempo real, com um sistema que coloca ênfase na ação, dispensando aquela montoeira de menus que aparecem em alguns RPGs. No portátil da Nintendo, as novidades ficam por conta de eventos e diálogos inéditos (inclusive com vozes de personagens do PlayStation).
Uma espécie de livro exibe as fraquezas e poderes de cada oponente e um inovador sistema de culinária permite coletar ingredientes e recipientes para cozinhar e, com os quitutes, restaurar os níveis de saúde e magia.