27/11/2002
da Redação
Quando "Devil May Cry" foi revelado, um de seus conceitos básicos era a idéia do herói "fazer bonito" com elaborados golpes e mostrando quão durão ele era. Seguindo uma linha parecida, "Viewtiful Joe" também é um jogo que coloca seu visual como tema - mas ao mesmo como um elemento da jogabilidade.
Inspirado nos super-heróis japoneses dos anos 70, Joe usa uma fantasia extravagante e luta contra monstros genéricos para salvar o mundo e uma donzela muito especial. Mas a breguice vai mais longe: a câmera do jogo não é apenas uma ferramenta para enxergar a ação - ela literalmente molda os acontecimentos. Um exemplo: um soco normal apenas faz o inimigo perder um pouco de energia. Mas se o mesmo soco for dado em câmera lenta e com zoom (certamente uma perspectiva mais dramática), o inimigo será obliterado!
Não é surpresa que o diretor de "Viewtiful Joe" (um trocado com as palavras "Belo" e "Visão") é o mesmo do primeiro "Devil May Cry", Hideki Kamiya. O visual curioso do jogo é uma mistura de bonecos tridimensionais que utilizam o filtro Cell Shading com fundos compostos de ilustrações no estilo HQ montadas como pequenas esculturas 3D. O resultado estiloso combina com o herói.
Fãs dos jogos de luta da geração 16 bits certamente reconhecerão muitas semelhanças de jogos como "Final Fight" e "Streets of Rage" nesse novo game, que será lançado em 2003.