A LucasArts está lutando bravamente para se livrar do seu estigma dos consoles... de que seus produtos para videogame são normalmente um lixo. Quem comprou Shadows of the Empire e Pod Racer sabem exatamente do que eu estou falando. Por outro lado, os jogos feitos pela Factor 5 não desapontam: Rogue Squadron, Battle for Naboo e a adaptação de Indiana Jones and the Infernal Machine foram jóias brilhantes. E é por isso mesmo que os estúdios de George Lucas copiaram parte da fórmula desses títulos de sucesso para criar Starfighter.
Para a alegria de todos, fico feliz em avisar que eles tiveram sucesso. Star Wars Starfighter será o padrão de comparação para jogos de nave da nova geração, mesmo que talvez apenas por seus méritos técnicos. Os gráficos são impressionantes, os terrenos enormes e as batalhas épicas: imagine-se defendendo uma base no meio de dúzias de outras naves guerreando simultâneamente e você começa a perceber quão ambicioso é o projeto, apesar de pouco original.
E graças ao genial sistema de controle utilizado, Starfighter cumpre a promessa da Lucasarts: o jogo é relativamente simples, mas continua com a profundidade de clássicos como X-Wing e Tie Fighter. Utilizando ambos direcionais analógicos, é possível realizar qualquer manobra ousada, e com o sistema de mira, derrubar múltiplos alvos com precisão incomparável. Claro, os ratos de console demorarão a se acostumar com tamanha complexidade, mas vale a pena. Vale muito a pena. Depois de se esborrachar quinhentas vezes no tradicional canyon, você vai agradecer quando conseguir dar um looping em torno de uma base enquanto destrói dois caças inimigos.
Não é exatamente como se o jogo não tivesse nenhum defeito. Muitas vezes o jogo engasga na framerate de maneira bastante incomum para um jogo de Playstation 2. E as missões, apesar de variadas, não oferecem muita variedade além de "Mate X" e "Proteja Y". Mas como a Lucasarts escondeu muitos segredos para quem conseguir medalhas de ouro, nós perdoamos eles. Dessa vez.
Quanto aos segredos... bem, não quero estragar a graça de ninguém, mas adianto duas coisas: existem mais de três naves no jogo, e você realmente deve pensar em comprar um segundo controle para o seu Playstation 2... se é que você me entende.
CONSIDERAÇÕES
Starfighter é um ótimo jogo apesar de não ser nada original. Quem sabe, talvez ele marque uma nova fase para a Lucasarts... uma em que eles não dependam de terceiros para fazer jogos decentes para videogame!