Há muitos anos os mascotes de videogames eram essenciais para alavancar uma produtora ou plataforma. Mas isso acabou quando o Playstation surgiu, já que mesmo com todo o sucesso do videogame, a Sony não conseguiu emplacar nenhum de seus personagens fofinhos. Quem mais se aproximou disso foi Crash, mas o marsupial não era um personagem da gigante japonesa, e anos mais tarde, teve jogos em outras plataformas.
Em 2009, a produtora Media Molecule conseguiu preencher essa lacuna quando lançou "LittleBigPlanet" para Playstation 3. Dois anos depois, os bonequinhos de pano são sinônimos do console. Agora, o segundo jogo da série chega trazendo seus rostos emburrados, felizes e assustados e mais: a possibilidade de criar aventuras infinitas.
Tudo novo, de novoEm um belo dia, Sackboy andava pela pradarias dos sonhos, conhecendo outros bonecos de pano e saltando por aí, feliz da vida. Até que um grande aspirador surgiu do nada e sugou todo o mundo da imaginação para uma dimensão paralela. É assim que começa "LittleBigPlanet 2", que conta a história de como os personagens carismáticos conseguem se unir para enfrentar uma força sombria e assustadora.
Em sua jornada, Sackboy vai conhecer habitantes e inventores desse novo mundo, que vão mostrar novas maneiras de usar os cenários a seu favor. O primeiro deles é Larry Da Vinci, o criador que ensina a pessoinha a se balançar entre as plataformas com o Grapple Hook.
A história é bem divertida, até ingênua em certos pontos, usando e abusando de objetos mágicos e lúdicos. Nesse aspecto, "LittleBigPlanet" está muito melhor que seu antecessor pois foram incluídos cenas de corte e diálogos dublados, detalhes que ficaram de fora no primeiro jogo.
Mas as novidades da campanha são apenas o aperitivo em "LBP 2", e não é ali que o jogador passará a maior parte de seu tempo. O principal atrativo do jogo é a grande comunidade que se estruturou desde o lançamento do "LittleBigPlanet" original. A utilidade real da campanha é apresentar ao jogador as novas mecânicas de jogo e servir de inspiração para o que mais interessa: criar outros jogos.
Assim como o primeiro game, o esquema é soltar a imaginação e criar novos microjogos. Para isso é oferecido uma ferramenta de criação muito mais poderosa do que no primeiro game. Agora, ao invés de criar novas fases de plataformas, o jogador pode criar, literalmente, qualquer tipo de jogo. Dá para fazer de tudo, de corrida e estratégia até RPG e tiro em primeira pessoa.
Para criar jogos é necessário se aprofundar muito mais no estudo das ferramentas, ir além dos tutoriais e trocar ideias com outros desenvolvedores - e "LittleBigPlanet 2" estimula essa interação, com um modo multiplayer para até quatro pessoas que podem se reunir para conversar, jogar e criar suas aventuras. Todos muito juntos, todos muito felizes.
Para os criadores dedicados do primeiro "LBP", uma boa notícia: as obras do jogo anterior foram transportadas para a continuação. Isso significa que já no lançamento, "LittleBigPlanet 2" já possui mais de dois milhões de estágios novos disponíveis na rede do PlayStation 3. A qualidade dessas fases é discutível, por isso é bom ficar de olho nas recomendações da Media Molecule e nos estágios mais jogados do momento para encontrar as melhores criações.
Carinha tristeA Media Molecule acertou em muitos pontos nessa continuação, mas também pisou na bola algumas vezes. Problemas de colisão de objetos com os bonequinhos, presentes desde o primeiro jogo, não foram corrigidos. São erros chatos que resultam em mortes desnecessárias. Além disso, por mais que "LittleBigPlanet 2" seja mais elaborado e completo, não tem o mesmo impacto que o primeiro jogo. "Jogar, criar e compartilhar" não é mais novidade.
O game sofre com atrasos em partidas multiplayer pela internet, o que atrapalha em estágios que exigem velocidade e precisão. Para isso o melhor a se fazer é tentar reunir amigos brasileiros na rede ou a melhor opção: jogar em casa, em multiplayer local.
CONSIDERAÇÕES
A simplicidade de "LittleBigPlanet 2" é sua marca principal. O jogo continua sendo a "cara" do Playstation 3, mostrando que os bonequinhos de pano podem sim ser ótimos companheiros para as horas vagas. Mesmo com problemas de conexão o game é divertidíssimo. O grande número de estágios feitos pela comunidade aumenta e muito a vida útil do game, afinal, quem é que não vai querer passar horas e mais horas com um sorriso no rosto?