Seguindo o sucesso da primeira versão, "LittleBigPlanet 2" tem forte apelo na contribuição da comunidade de jogadores, que novamente podem criar, jogar e compartilhar tudo que fizerem dentro do game.
Só que em vez de estarem presos ao modelo de jogo de plataforma, desta vez é possível criar jogos de qualquer gênero e tipo, o que transforma "LBP2" em uma verdadeira plataforma de games.
A evolução da série mostra que todas as criações feitas no primeiro episódio, lançado em 2008, foram vistas e entendidas pela produtora Media Molecule como um pedido de maior liberdade. Com as novas ferramentas, os jogadores podem criar quebra-cabeças, minigames, jogos de tiro, corrida, naves e qualquer outra ideia que vier na cabeça.
O mascote e personagem principal, Sackboy, agora não é mais onipresente. É possível jogar "LittleBigPlanet 2" sem comandar o simpático boneco.
Em uma das possíveis criações demonstradas pela Sony, o jogador controla uma retícula em uma espécie de jogo de estratégia em tempo real, tendo que selecionar as tropas da mesma forma como faria em "Age of Empires" ou "Starcraft".
Em outra, uma arena é cenário para a briga de quatro jogadores que precisam empurrar os adversários para a borda.
Essa liberdade, aliada às inúmeras ferramentas, sugere que qualquer ideia possa se tornar realidade, sem usar artifícios demais. É possível, por exemplo, criar uma versão de "Space Invaders" ou um minigame em que é preciso apertar os botões que descem em tubos de plástico. Todas as modalidades têm pontuação, regras e inteligência artificial e, claro, podem ser compartilhadas online.