13/10/2008
da Redação
Depois do lançamento do elogiado "Ryu Ga Gotoku Kenzan!", episódio paralelo da franquia que no ocidente é conhecida como "Yakuza" e que se passou durante o século XVII, a Sega anunciou um terceiro capítulo da série original, que continua exclusiva para os consoles da Sony.
Em "Ryu Ga Gotoku 3", ou simplesmente "Yakuza 3", testemunhamos o retorno de Kiryu Kazuma, que no jogo anterior se viu obrigado a largar sua semi-aposentadoria para resolver um conflito entre sua antiga organização, o clã Tojo, e a família rival Omi. E a guerra entre chefões da máfia japonesa continua, forçando Kiryu a tomar uma posição mais contudente no conflito, em vez de buscar soluções pacíficas como anteriormente.
Com o poder do Playstation 3, a Sega conseguiu criar uma nova região, a fictícia Kamuto-cho, que serve como cenário para o jogo de maneira extremamente realista, nos moldes de "Grand Theft Auto IV", com muitos pedestres, sinais em neon e ambulantes. Como nos primeiros títulos, houve um cuidado peculiar em tentar recriar a atmosfera do submundo japonês com fidelidade, incluindo casas de jogos, prostituição e karaokês. Para explorar ainda mais este aspecto, vários minigames foram criados, reproduzindo jogos de sinuca, pôquer, mahjong e até mesmo aquelas máquinas que vendem bichinhos de pelúcia, além de um sistema de paquera para o protagonista.
Kazuma também parece ter aprendido alguns novos golpes durante suas últimas aventuras, com uma nova gama de movimentos que podem ser habilitados de acordo com a progressão na história. Além de socos e pontapés, o gângster também conta com um arsenal de respeito, incluindo nunchakus, facas, porretes e pode utilizar objetos bem inusitados do cenário, como bicicletas e placas - tudo para despachar os inimigos da maneira mais rápida e sangrenta possível, afinal, é preciso deixar uma marca para amedrontar a competição.