UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

17/11/2006
PlayStation 3: conheça a PlayStation Network

por Akira Suzuki

Divulgação

Jogos casuais, demos, vídeos e mais na rede online do PS3

Jogos casuais, demos, vídeos e mais na rede online do PS3

Como todos os consoles de nova geração, o PlayStation 3 também têm funcionalidades online, dentre elas ferramentas de comunidade, multiplayer através da internet e compra de jogos por download. Enfim, recursos similares aos concorrentes Xbox 360 e Wii. Mas, nas minúcias, há bastante diferença entre os serviços de rede.

No mundo dos consoles, o recurso online ganhou força com a Xbox Live, que inaugurou um serviço de rede fechado, integrado ao sistema do console Xbox, à época. E isso evoluiu no Xbox 360, sendo considerado um modelo de rede online. Já no PlayStation 2 e no GameCube (este, completamente "offline"), as funcionalidades eram mais precárias e precisavam ser programadas dentro dos jogos, pois não havia um sistema integrado como no Xbox.

Pelas informações divulgadas até agora, nesta primeira fase a PlayStation Network - nome do serviço online do PlayStation 3 - ainda está longe de ter a robustez da Xbox Live. Há ferramentas básicas de comunidade no menu do console, como lista de amigos, troca de mensagens e chats. Antes de começar a usar a rede é preciso, ao menos nas máquinas japonesas, atualizar o software básico do PS3 para a versão 1.10, através da internet. Só assim a PlayStation Network se torna acessível. O console conta com um configurador automático, que detecta a presença da internet. Se não der certo, é preciso entrar com os dados da conexão fornecidos pelo provedor.

Tendo acesso a internet, é hora de criar uma conta, que será o perfil digital do usuário dentro da PlayStation Network. Há dois tipos de conta: mestre e sub. O primeiro tipo de cadastro permite acessar todas as funcionalidades do console. Para criá-la é preciso declarar ter mais de 18 anos. Neste cadastro também fica associado o número do cartão de crédito, usado para realizar compras na loja online. As sub-contas ficam dependentes do perfil-mestre, e este pode impor uma série de restrições, como proibir a compra de jogos por download ou impedir que se rode títulos classificados para uma determinada faixa etária. O nome dos perfis precisa ser único para cada usuário no mundo.

Uma das vantagens do sistema do PlayStation 3 é que ele traz um browser para navegar na internet, recurso que também está disponível no Wi da Nintendo.

No menu do console há uma opção chamada "Friends" (amigos). Aqui você poderá cadastrar seu perfil e depois fazer "login" com sua conta. Nessa área, há típicas funcionalidades de interação entre usuários, como lista de amigos, lista de bloqueio, caixa de mensagens - que podem ser textos ou outros tipos de arquivos - e o "AV chat", ou chat de voz e vídeos, usando acessórios específicos.

Jogatina online

"Ridge Racer 7" e "Resistance: Fall of Man" são, por enquanto, os dois únicos game que contam com partidas multiplayer online. O funcionamento da rede no primeiro jogo é incerto, mas a produtora Insomniac, de "Resistance", admitiu que seu título não utiliza a lista de amigos do sistema do console; o game administra sua própria lista e também permite formar clãs. O game também tem funções de casamento de partidas, lobby e um ranking mundial, além de lojas para compra de itens. A vantagem do multiplayer online da plataforma da Sony é ser grátis.

Voltando ao menu do console, dentro da opção "Network" está a PlayStation Store, cujo o ícone é uma sacola de compras. A loja está dividida em quatro partes.

Na "New Game" estão os jogos originais, com apelo mais casual, e as demonstrações jogáveis, tanto para o PlayStation 3 como o PSP. No Japão, estão disponíveis "Blast Factor", "Mainichi Issho" e o demo de "Ridge Racer 7". Os dois primeiros títulos anunciados, "Blast Factor" e "Cash Gun Chaos", saem por US$ 7,99 cada, nos EUA. Já estão confirmados, para um futuro próximo, o lançamento de "flOw", "Lemmings 2", "Go! Sudoku 2" e "Go! Swizzleblock 2". Na versão atual do sistema, enquanto um download é realizado, é preciso esperar terminar o procedimento para poder navegar pelo sistema novamente.

A segunda área da loja é a "Game Archives", que reunirá os jogos desenvolvidos originalmente para o PSOne e poderão ser baixados pela rede. O serviço está programado para começar no final de novembro e, num primeiro momento, funcionará apenas no PSP, mas depois também haverá versões para o PS3. Ainda não há preço estipulado, mas Dave Karraker, diretor-sênior de comunicação corporativa da Sony, declarou em entrevistas que será menos de US$ 5. A Sony pretende acrescentar dez títulos por mês. Veja a lista dos jogos antigos previstos para novembro, todos para PSP:

. Resident Evil: Director's Cut (capcom)
. Konami Antics MSX Collection Vol. 1 (Konami)
. Konami Antics MSX Collection Vol. 2 (Konami)
. Bishi Bashi Special (Konami)
. Arc the Lad (Sony)
. Jumping Flash (Sony)
. Minna no Golf 2 (Sony)
. Silent Bomber (Bandai Namco)
. Tekken 2 (Bandai Namco)
. Mr. Driller (Bandai Namco)

Na terceira área, de itens adicionais, estão novos conteúdos para jogos, como personagens, mapas, pistas, roupas e diversos itens que poderão aumentar a vida útil dos games. É o caso de "Genji: Days of the Blade", na qual o usuário pode adquirir novas roupas e itens. E na parte de vídeos, a quarta seção, haverá trailers de jogos e filmes, alguns em alta resolução.

As compras são feitas com uma carteira virtual, associada a um perfil-mestre. Usando cartões de crédito, você poderá carregar a carteira, mas a empresa estuda outras formas de pagamento. No caso da Xbox Live e do sistema do Wii, videogame da Nintendo, as compras podem ser feitas com cartões pré-pagos. Mas aqui a moeda não será por "pontos virtuais", mas dinheiro real, como dólar e iene.

Mais sobre o PlayStation 3
Terceira geração Sony chega aos EUA
Entenda as especificações
Primeira geração de games
Cinco motivos para jogar
Primeiras impressões
"Heavenly Sword" está a caminho do céu
"The Eye of Judgement" ainda é promessa
"Lair" abusa do controle 'sensível'
"Unknown Realms" tem ação e fantasia
Visual impressiona em "Devil May Cry 4"
"Warhawk" simplifica guerra multiplayer
Continuação de "Genji" tem ação arrojada
Física de 'danos' é o forte de "Motorstorm"
"Virtua Fighter 5" traz o melhor da luta