UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

07/08/2009 - 22h01

Sem dinheiro, produtora de "Six Days of Fallujah" demite

do Finalboss
Siga UOL Jogos
Em junho, a última informação oficial sobre "Six Days in Fallujah", o polêmico game baseado nos eventos da Guerra do Iraque, era de que a sua produtora, a Atomic Games, continua com o desenvolvimento do título no aguardo de uma editora. Originalmente, o game seria publicado pela Konami, mas após analisar o possível impacto negativo causado pelo proposto conteúdo do jogo - os Estados Unidos mantém tropas no Iraque e não há data para a saída dos militares - resolveu cancelar seu contrato.

E ao que tudo indica, "Six Days in Fallujah" pode não ver a luz no final do túnel. A Atomic Games confirmou que está sem "fundos de grande escala" para tocar o projeto e começou a diminuir seu elenco. Segundo uma nota oficial, os 75 empregados do estúdio continuarão trabalhando normalmente esta semana, porém uma quantidade não-revelada será dispensada na semana que vem.

A produtora ainda assegura que os vários fuzileiros veteranos que gastaram centenas de horas no projeto permanecem no navio, porém os prognósticos não são nada positivos. Ainda sem um acordo com outra distribuidora, a tendência é que o título acabe sendo cancelado.

"Six Days in Fallujah" havia sido anunciado no começo de abril, então previsto para sair em 2010, nas plataformas PC, Xbox 360 e PlayStation 3. O game pretendia reproduzir, em tom de documentário, os eventos de uma das principais batalhas da Guerra do Iraque, que confrontou Marines norte-americanos e insurgentes iraquianos na cidade que dá nome ao jogo. Estima-se que 1,2 mil iraquianos foram mortos, além de 38 soldados americanos.

Polêmica

Veteranos de guerra criticaram a proposta da Konami, dizendo que a ideia era de "julgamento pobre e de mau gosto", e o jogo "glorifica" a violência e "a enorme quantidade de vidas perdidas" na guerra que ainda acontece. Na ocasião, Anthony Crouts, executivo da Konami, afirmou que a empresa não tratava seu jogo como uma declaração política, e sim "uma envolvente experiência de entretenimento".

Por fim, representantes da Stop The War Coalition criticaram o evento que inspirou o game em declaração feita ao site de tecnologia TechRadar: "o massacre conduzido pelos exércitos americano e inglês em Fallujah em 2004 é o pior dos crimes de guerra em uma guerra ilegal e imoral".

Outro título polêmico foi cancelado recentemente: "Rendition: Guantanamo", que acontece numa versão fictícia da prisão construída pelos Estados Unidos em Cuba para acusados de terrorismo.
Mais
Produtora de "Six Days in Fallujah" procura distribuidora
Konami desiste de lançar "Six Days in Fallujah"
"Six Days in Fallujah" retrata combate real no Iraque

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host