UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

FIFA Manager 06

20/10/2005

da Redação
Simuladores de técnico de futebol estão longe de ser uma novidade. Desde os áureos tempos de "Championship Manager" ou mesmo de "Elifoot" até a enxurrada de opções online, a verdade é que o gênero evoluiu e, com ele, seu público. Hoje, mais que técnico, o jogador se transforma em "cartola" do seu clube predileto e faz de tudo, menos entrar em campo e jogar.

A EA Sports entrou neste ramo em 2002, quando trouxe ao mundo a série "Total Club Manager", que agora muda de nome, para "FIFA Manager", certamente na tentativa aproveitar a fama do consagrado simulador de futebol e, naturalmente, fazer valer a licença da entidade máxima do futebol.

Como não poderia deixar de ser, clubes e atletas oficiais são o grande trunfo de "FIFA Manager 06", um jogo definitivamente voltado aos fanáticos por aspectos de administração, táticos, financeiros etc. Praticamente toda e qualquer decisão fica a cargo do jogador, menos controlar os atletas em campo, é óbvio.

Também é possível criar a sua própria equipe, escolhendo até mesmo uniforme e definindo nomes, posições e atributos para os atletas - aliás, um olheiro e um auxiliar-técnico são essenciais em qualquer time que pretenda alcançar uma posição de destaque.

Nos mínimos detalhes

Durante o teste realizado pelo UOL, uma das equipes escolhidas foi o São Paulo Futebol Clube. E, nesse ponto, o torcedor mais atento logo percebe o quanto os detalhes são decisivos para se envolver por completo. Mais que trazer a escalação do clube tricampeão da Libertadores atualizada, o jogo com freqüência cita o presidente Marcelo Portugal Gouveia e até mesmo o auxiliar-técnico Milton Cruz.

Logo no início da temporada, o atacante Grafite está machucado e fora das partidas - para quem não sabe, atualmente o jogador de fato encontra-se recuperando de contusão e fora dos gramados, só devendo voltar à ativa em 2006. À medida que tal dedicação aos detalhes se estende às demais equipes do jogo, a experiência certamente torna-se mais gratificante.

Aliás, são 22 os clubes brasileiros disponíveis, justamente os participantes do Campeonato Brasileiro de 2005: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Brasiliense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Palmeiras, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Santos, São Caetano, São Paulo e Vasco da Gama. Além disso, também é possível assumir o comando de equipes internacionais da Espanha, Inglaterra, França e muitos outros países. No total, são mais de dois mil clubes (!!!).

A interface de "FIFA Manager 06" está mais amigável quando comparada às de episódios anteriores da série. Trata-se de um jogo muito amplo e profundo, repleto de opções, em todos os níveis e gêneros, mas mesmo os perfis administradores mais casuais conseguirão navegar por elas sem muita dificuldade - até porque, ainda no início do jogo, é possível escolher em quais áreas se deseja atuar (se apenas às funções de técnico ou às de dirigente, por exemplo).

O pacote completo, sem dúvidas o mais desafiador, deixa a cargo do jogador funções como determinar treinamentos, arrumar patrocínio, criar promoções para atrair mais público ao estádio, expandir a estrutura do clube, negociar jogadores, cuidar das divisões de base e por aí vai.

Um jogo do estilo de "FIFA Manager 06" é totalmente baseado na tomada de decisões e, claro, em suas respectivas conseqüências. Se um atleta é expulso de forma prematura cabe ao jogador decidir multá-lo ou não; a multa pode deixá-lo insatisfeito, mas não puni-lo, por outro lado, certamente desagradará os demais integrantes do elenco.

Uma série de variáveis influenciam a atmosfera e cabe ao "dirigente virtual" equilibrar-se em uma verdadeira corda bamba, buscando tirar o melhor proveito das situações. Times que jogam em casa, normalmente, contam com o apoio da torcida, sendo que clássicos tradicionais do futebol também criam um clima diferenciado, com mais mística.

Até mesmo a imprensa tem seu papel: manter um bom relacionamento com os jornalistas é fundamental, já que matérias e reportagens (muitas de cunho negativo) são freqüentemente publicadas e podem prejudicar ou melhorar a imagem do técnico virtual. E, você sabe: "a culpa sempre é do técnico", e ninguém quer ficar no olho da rua, certo?

Vibrando do banco

Há três maneiras de visualizar as partidas em "FIFA Manager 06": a primeira, e mais simplória, é simplesmente obter o resultado final, sem qualquer possibilidade de influenciar o jogo; a segunda é via simulação de texto, que descreve os principais lances da partida; a terceira, e mais interessante, é assistir ao jogo com a tecnologia utilizada em FIFA e, claro, acompanhada da narração.

Nos dois últimos casos, é possível atuar em diversos aspectos característicos da função de técnico, promovendo substituições e alterando táticas, por exemplo. A simulação 3D é a que mais se aproxima da sensação de um técnico, afinal, é como se você estivesse no banco, observando a equipe e vibrando (ou lamentando) em cada lance, como aquela aflitiva sensação de "impotência" em alguns momentos.

Passado o calor do jogo, é possível analisar a partida através de uma ferramenta intitulada MAT e que, inclusive, costuma ser utilizada por alguns clubes do futebol europeu. O mecanismo permite estudar táticas, rever formações, tudo com base em gráficos tridimensionais.

O auge na carreira de um técnico, como você deve saber, é dirigir a seleção de seu país. E, nesse caso, tendo você escolhido treinar o time ou chegado lá por méritos próprios, terá oportunidade de exercitar o que 180 milhões de brasileiros costumam fazer com certa freqüência: convocar o time dos seus sonhos.

Enfim, conquistar o carisma equivalente ao de um Celso Roth ou de um Felipão está em suas mãos. Embora, no final das contas "FIFA Manager 06" não implemente mudanças significativas em relação a "Total Club Manager 2005", a série está mais amigável e sedimentando seu estilo próprio.

CONSIDERAÇÕES

Agora só falta mesmo "FIFA Manager 06" ganhar uma versão em português, passo que seria decisivo para atrair mais o público brasileiro, uma vez que o tempo todo o título se baseia em texto, exigindo bons conhecimentos de inglês para que se consiga usufruir completamente todas as possibilidades. Ah! E uma liga online, se bem pensada, seria igualmente bem-vinda.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    FIFA Manager 06 (Pc)

    66 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: EA Canada
    Lançamento: 07/10/2005
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Pentium III 1GHz ou equivalente; 256 MB de RAM; placa de vídeo 3D de 32 MB; Windows 98/ME/2000/XP
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado
    DOWNLOADS
    Tamanho: 660MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host