UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Metro 2033: The Last Refuge

30/03/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Metro 2033" é o primeiro produto do novo estúdio ucraniano 4A Games, fundado por ex-funcionários da GSC Game World, famosa pelo jogo de tiro "S.T.A.L.K.E.R. - Shadow of Chernobyl". Embora alguns elementos sejam comuns entre os dois títulos, como a ambientação na Rússia e alguns aspectos gráficos, a diferença de estilo é grande, uma vez que o lançamento se comporta como um jogo em primeira pessoa bem básico, diferente de seu compatriota que explorou aspectos de RPG e exploração.

Trailer de lançamento
A história de "Metro 2033" é baseada em um romance bastante popular na Rússia escrito por Dmitry Glukhovsky e editado por lá em 2007. Fala sobre um desastre nuclear que acaba com o planeta e força os últimos sobreviventes do país a se esconder nos túneis do metrô de Moscou. Vinte anos depois, a ameaça de seres mutantes e uma força sobrenatural colocam o que sobrou da humanidade em risco e levam o jovem Artyom a uma peregrinação entre as estações para levar uma mensagem de alerta.

Como dito antes, a mecânica de "Metro 2033" é bastante tradicional e, em muitas ocasiões, chega a lembrar o clássico "Doom 3", em que basta andar e matar monstros, com pequenas pausas para negociar itens ou repor os estoques. A escassez de balas e uso de equipamentos improvisados dão um charme ao jogo, que fica com jeitão de "Fallout 3", só que com cenários mais escuros e monstros escondidos por todos os cantos.

Aqui, como não há indicadores de energia e outras informações na tela, é preciso parar a ação para que o personagem puxe um mapa para se localizar, por exemplo. Não é muito simples se acostumar com isso, já que os tutoriais não são completos e muita coisa é deixada para o jogador descobrir. Com um pouco de prática, no entanto, tudo se resolve.

Há algumas sacadas que deixam o jogo mais nervoso, como alguns trechos que requerem furtividade ou exploração exterior. Como a superfície é repleta de substâncias tóxicas, Artyom precisa usar uma máscara a todo momento e olhar em seu relógio quanto tempo o filtro irá durar para planejar uma troca entre os combates.

Catástrofe ameaça a raça humana
Certamente o uso de tais recursos torna a ação mais tensa, já que uma parada no momento errado pode ser fatal ou um ataque inimigo pode destruir a máscara, mas nem sempre funciona a favor da diversão. O jogo apresenta alguns problemas, como trocas de filtros não computadas e alguns bugs na colisão com inimigos, que os tornaram invulneráveis aos tiros. Durante algumas partidas, também esbarramos em paredes invisíveis e ficamos agarrados em partes do cenário, sem outra opção senão reiniciar.

A apresentação do jogo é bem competente, com gráficos de ponta que constroem um universo sombrio e desolador. Há uma grande riqueza nos cenários, repletos de entulhos e criaturas bizarras, que torna a experiência bastante absorvente, ainda que a animação de alguns personagens pareça um pouco robótica. No áudio o padrão se mantém com grande atenção nos detalhes e a adição de uma dublagem em russo que torna a narrativa mais autêntica.

CONSIDERAÇÕES

"Metro 2033" é um jogo de tiro em primeira pessoa pouco marcante que funciona de maneira tradicional, em que o jogador se preocupa em encontrar o caminho certo e matar monstros. Há algumas sacadas que tornam a experiência mais nervosa, como a necessidade de utilizar uma máscara de gás em determinados trechos, mas alguns problemas de funcionamento, como defeitos de colisão, acabaram desviando a atenção desses detalhes.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Metro 2033: The Last Refuge (Pc)

    87 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: 4A Games
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: THQ
    Suporte: Multiplayer online
    Configuração mínima: Windows
    Outras plataformas: PS3 X360
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host