UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

The Secret of Monkey Island 2: Special Edition

02/08/2010

PABLO RAPHAEL
Da redação
No começo da década de 1990, os jogos de tiro em primeira pessoa ainda não eram líderes supremos na preferência dos jogadores adeptos dos computadores. Ao invés de apontar e atirar, muitos jogadores passavam horas apontando e clicando em games de aventura que exigiam mais esperteza, raciocínio e paciência do que uma mira aguçada e reflexos rápidos. "The Secret of Monkey Island 2: LeChuck's Revenge" foi, para muitos, o melhor representante dessa época.

A aventura criada pelo trio Tim Schafer, Ron Gilbert e David Grossman dá continuidade aos eventos do primeiro "Monkey Island". Como o título sugere, o herói Guybrush Threepwood não foi exatamente bem sucedido em livrar-se do vilão LeChuck e agora o pirata fantasma está em busca de vingança.

A "Special Edition" traz essa clássica aventura de volta ao PC e também aos consoles de alta definição, com gráficos redesenhados e áudio totalmente dublado. O conteúdo, felizmente, permanece o mesmo. Assim como no game anterior, a qualquer momento é possível migrar do visual em alta definição para os gráficos originais ao toque de um botão.

Execução refinada

Graficamente, "Monkey Island 2" supera o belo trabalho executado pela Lucasarts na edição especial do primeiro jogo. Os personagens possuem animações melhores, os cenários são coloridos e executados com muito capricho. A trilha sonora é excepcional e o esmero dos dubladores transporta o jogador para o mundo fantástico dos piratas com seus mapas do tesouro e duelos de insultos.

Veja como foi a produção do jogo
A mecânica de jogo envolve a exploração do cenário e muitos quebra-cabeças, a maioria deles resolvidos com o uso de itens em combinações excêntricas. "Revenge of LeChuck" é Ron Gilbert e Tim Schafer em sua melhor forma e tentar entender a lógica distorcida de seus quebra-cabeças é um deleite para os fãs de adventures tradicionais.

O botão de dicas, incluído na edição especial do primeiro "Monkey Island" continua presente, indicando o caminho aos que não tem paciência para explorar cada pedacinho do cenário, combinação bizarra de objetos ou ir e voltar por longas distâncias em experiências de tentativa e erro até descobrir como atrair a atenção de um macaco pianista, por exemplo.

Além dos quebra-cabeças amalucados, "Monkey Island 2" traz alguns dos melhores diálogos e situações do gênero, com o senso de humor hilário de Gilbert e Schafer. A busca de Guybrush pelo tesouro de Big Whoop e a perseguição implacável de LeChuck ao jovem pirata é pontuada por piadas e referências a "Star Wars", "Indiana Jones" e até a própria equipe da Lucasarts.

CONSIDERAÇÕES

"The Secret of Monkey Island 2: Special Edition" é um clássico dos adventures tradicionais, com um tratamento gráfico digno dos games em alta resolução e excelentes diálogos. Seu ritmo lento pode não agradar a todos os jogadores contemporâneos, mas para os fãs de aventuras de apontar e clicar e para todos que se interesam pela história e evolução dos videogames, é uma obra essencial.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    The Secret of Monkey Island 2: Special Edition (Pc)

    75 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: LucasArts
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Windows XP/Vista/7
    Outras plataformas: PS3 X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host