É uma questão puramente pessoal, mas uma das coisas que mais me aborrecem em "The Sims", de uma forma geral, é a constante necessidade de "bancar a babá" dos seres virtuais, extremamente dependentes de nossos cuidados. Por isso, quando aparece uma expansão como "Bom Voyage", na qual as principais preocupações se resumem a gastar dinheiro e fazer os Sims se divertirem, em lugares e contextos inéditos, "The Sims 2" adquire um outro tom, muito mais atraente.
Desligando-seComo todo pacote de expansão que se preze, "Bon Voyage" tem a simples e nobre missão de estender a vida útil da lucrativa série de Electronic Arts e Maxis. Aqui, isso é feito de forma honesta, fiel ao propósito do tema: desligar-se da vida cotidiana e relaxar em uma viagem de férias ou descanso. Por isso, quando você deixa o estresse do lar, o tempo pára - ou seja, não se preocupe com faltas no trabalho ou algo do gênero.
São três os lugares disponíveis: Vila Takemizu, um típico local zen no Extremo Oriente, perfeito para relaxar; Três Lagos, que fica nas montanhas, bom para entrar em contato com a natureza; e a Ilha Twikkii, paraíso tropical com praias exuberantes. Cada um dos destinos oferece diversas atrações e atividades, em número suficiente para manter os Sims entretidos por uns bons dias.
Tudo funciona como na vida real: é preciso agendar as férias, ir ao aeroporto para viajar e fazer o check-in no hotel, escolhendo as instalações de acordo com seu poder aquisitivo - cada quarto tem um preço e, caso seja uma viagem de família, é preciso "distribuir" o pessoal pelas acomodações (dá até para alugar boa parte do hotel, se você tiver bala na agulha para tal). Se as crianças ou os bichos ficarem em casa, é preciso contratar uma babá ou deixar alguém da família como responsável. Para os Sims noivos, é oferecida uma opção de viagem romântica, no melhor clima de lua-de-mel.
Praticar ioga, nadar no oceano, assar marshmallows na fogueira, relaxar no spa e brincar na praia estão entre as possibilidades de entretenimento. Há também várias lojinhas para comprar itens e bugigangas inéditas. Alguns lugares escondem até mesmo tesouros - cave na praia e veja por si só. Há um guia turístico que ajuda os Sims com alguns roteiros de passeios sempre interessantes. Enfim, há o que fazer o tempo todo. Se você gostar de um dos locais, pode até comprar uma casa de férias ou construí-la. Outra alternativa é montar a sua própria vizinhança de férias, escolhendo como modelo uma das três disponíveis.
Entrando no climaAs novidades de "BonVoyage" não se limitam apenas aos locais de férias: por lá, os Sims aprendem costumes locais com os nativos, como danças e gestos (ainda que algum treino seja necessário até o pegar o jeito), e, ao voltar para casa, têm a opção de repassá-los para amigos ou familiares. Isso sem falar nas lembrancinhas e itens encontrados durante o período fora, coisa obrigatória em viagens.
Há férias que são melhores que outras e isso reverbera em intensidades diferentes nos Sims - conhecer alguém durante o tempo fora, por exemplo, é um "plus" para a satisfação. Qualquer momento da viagem pode ser registrado em fotos bacanas, com direito a poses especiais. Posteriormente, é possível imprimi-las e decorar a casa.
Em suma, é tudo muito parecido com as férias da vida real, inclusive aspectos não tão agradáveis, tal como queimaduras na pele em caso de exposição excessiva ao sol ou o risco de ser alvo de "gatunos" ou outros tipos de trapaceiros. Por isso, é bom ficar atento ao que acontece ao redor.
CONSIDERAÇÕES
"The Sims 2: Bon Voyage", obviamente, é aquisição obrigatória para os fãs inveterados da série. Porém, talvez seja ainda mais atraente aos jogadores casuais, que já estavam cansados da mesmice. A expansão quebra o ritmo do jogo e, abordando um tema amado com unanimidade, proporciona bons momentos de diversão. Não é para jogar horas a fio, e sim para, em momentos de repetição, jogar tudo para o alto e sair de férias - tudo o que, às vezes, não conseguimos fazer na vida real.