16/03/2001
da Redação
É difícil de acreditar, mas depois da longa espera, Black & White está finalmente pronto, e os jogadores do mundo inteiro regojizam com idéia de finalmente experimentar a obra-prima de Peter Molyneux, o criador de sucessor como Populous e Dungeon Keeper.
E como sempre, podemos esperar algo completamente original e bem acabado. A premissa do jogo, apesar de comum no PC, tem vários toques excêntricos. Você controla um divindade que é representada apenas por uma mão (que é o cursor do mouse). E isso resume a interface do jogo: uma mão. Os comandos são criados com "gestos": um zigue-zague executa uma magia de trovão... quanto maior o zigue-zague, mais forte é a magia.
Mas um dos aspectos mais interessantes de Black & White são os animais: ao começar sua jornada divina, você deve escolher um animal para representá-lo para seus crentes. Essa criatura gigante é lentamente definida por suas ações: não apenas ela "aprende" sendo punida e recompensada, mas a moralidade de suas ações irá influenciar seu desenvolvimento: seja maligno e sua vaca se tornará escura, com olhos vermelhos e chifres enormes, seja bondoso e sua vaca começará a brilhar e sorrir... e isso se aplica também ao ambiente - suas terras podem parecer verdadeiros desenhos animados felizes, ou as profundezas do Hades.
Um dos detalhes pouco discutidos de Black & White é que o jogo pode ser completamente instalado no disco rígido, e então você tem a opção de escutar seus próprios CDs de música. E mais! Não só seu animal dançará ao ritmo da música, mas você pode treiná-lo para fazer certas ações de acordo com a canção selecionada.
Black & White será lançado em duas caixas nos EUA: Branca (que custa 5 dólares a mais, que são doados para caridade), e a Preta. No Brasil, o jogo deve vir em uma caixa com metade de cada cor.