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Second Life

10/12/2002

da Redação
"Ultima Online" é considerado o primeiro RPG online criado, mas antes dele já existia toda uma comunidade que brincava em jogos de interpretação em servidores de Telnet. Conhecidos como MUDs, MUCKs e MUSHs, esses espaços eram pouco mais do que salas de bate-papo onde todos interpretavam personagens pré-definidos sem ajuda de um software específico. Era possível criar qualquer tipo de mundo: alguns faziam aventuras em calabouços medievais, outros se aventuravam em sagas espaciais, e vários se apoiavam em obras existentes, como o filme da Disney "O Rei Leão". Agora, a Linden Lab oferece uma ferramenta mais potente para essas pessoas.

O cliente (programa para usuário) de "Second Life" tem apenas oito megabytes. Cada sala e personagem é baixado da rede em tempo real. Por que a empresa não colocou todo o mundo virtual no cliente como fazem os RPGs online tradicionais? Porque todo o mundo de "Second Life" é criado pelos usuários! Todo o conteúdo - personagens, locais e situações são pré-programados pelo consumidor, e estes mundos podem ser abertos para qualquer pessoa que o servidor estiver programado para suportar - oferecendo toda a personalização dos jogos de Telnet. O único problema é que, devido ao alto tráfego de informações, o game só é compatível com conexões de banda larga.

Para ter uma idéia das opções de personalização do avatar, a seleção de visual tem nada menos do que 130 barras de rolagem diferentes - cada qual com DEZENAS de opções. 34 são dedicadas exclusivamente aos cabelos, permitindo mais penteados diferentes do que existem elétrons na Terra (é o que disse o desenvolvedor, pelo menos). Seu personagem pode ser uma garota baixinha e magra, um ogre cibernético ou um clone de um lutador de luta livre.

Uma vez dentro do jogo, você pode se apropriar de um terreno e começar a construir. Colocando polígonos e objetos você poderia construir uma casa. É possível então usar suas próprias texturas para pintar cada superfície. Depois é só adicionar algumas luzes (com direito a escolher onde ficam os interruptores) e começar a mobiliar. Sente falta de um sonzinho? Adicione um toca-fitas e baixe sua música preferida. Tudo pode ser personalizado. Um grupo de usuários poderia fazer um servidor que é um parque de diversões, por exemplo. Como os servidores são abertos, não será incomum ver um outro usuário passando e perguntando o que você está construindo. Como diz o título, é praticamente uma vida virtual.

Como nem todo mundo tem paciência de criar seus próprio objetos, é possível comprá-los. O jogo conta com uma economia própria, e os mais habilidosos podem criar suas próprias lojas e colocar seus produtos à venda. Com uma poderosa linguagem de programação, alguns objetos bastante curiosos já surgiram: chinelos de pato que grasna com cada passo dado pelo personagem. Outro exemplo é um par de óculos cuja cor das lentes pode ser constantemente mudada.

O jogo exige uma mensalidade paga.

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    Second Life (Pc)

    8 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Linden Lab
    Lançamento: 23/06/2003
    Distribuidora: Linden Lab
    Suporte: Multiplayer online
    Configuração mínima: Windows

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