UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

SimsVille

19/09/2001

da Redação
Quando o primeiro SimCity surgiu em 1989, o mundo foi pego de surpresa. O conceito de um jogo cujo objetivo não fosse derrotar exércitos inimigos ou conseguir pilhas de dinheiro era quase inexistente na época, causando um certo estranhamento. Mas ao mesmo tempo o ritmo calmo e os meios pouco definidos de conseguir uma grande população e altas taxas de aprovação hipnotizaram o público leigo. SimCity é sem dúvida um dos maiores clássicos da história dos jogos eletrônicos.

Simsville não chega exatamente a ser uma evolução de SimCity, mas uma mistura do jogo com seu 'spin-off' The Sims (aproveitando muitas das idéias da versão para Super Nintendo feita por Shigeru Miyamoto). O resultado é um jogo que simula não as enormes cidades e magalópoles de SimCity, mas pequenos vilarejos, onde todos se conhecem pelo nome.

Onde você entra nesse esquema? Você é o mais novo prefeito da pequena cidade. Sua função é construir casas, comércio e infra-estrutura básica (ruas, iluminação, delegacias, estádios) para atrair possíveis famílias. Essas famílias funcionam exatamente como as de The Sims: elas tem necessidades básicas (energia, diversão, ambiente, interação social e fome - parece que removeram a bexiga dos coitados...) que precisam ser atendidas. Assim, os integrantes da família encontram empregos ou abrem seus próprios negócios em Simsville. Além disso, os habitantes também apresentam interesses próprios: arte e cultura, esportes radicais, culinária...

O grau de controle em Simsville é menor do que em SimCity. Você cria as casas e empreendimentos comerciais, fazer sugestões para os moradores (arrastar um adolescente até a lanchonete sugere que ele procure emprego lá, e levar a família até uma casa maior sugere que eles se mudem) ou até mesmo comprar certos objetos para decorar a parte externa de suas casas, como touros mecânicos, pistas de dança ou até mesmo carros - o dinheiro é tirado da família, não dos cofres públicos. Esses objetos não só saciam algumas das necessidades dos moradores da casa, mas também influenciam na opinião dos vizinhos sobre eles. Além disso, toda vez que você atinge certos marcos de evolução na sua vila, você pode ganhar presentes (exatamente como na versão para Super Nintendo). Prefeituras, casas de espetáculo e um estádio esportivo - cada qual oferece benefícios específicos e aumenta ainda mais a personalização da sua cidade.

Mas um dos pontos que garantiu o sucesso de The Sims foi o elemento Voyeur da experiência, no qual o jogador pode acompanhar uma 'Sim Novela das Oito'. E Simsville tenta recriar essa possibilidade: as cidades evoluirão de acordo com suas escolhas. Digamos que você acabe fazendo algo que faça com que a família X abandone a cidade. O Sr. X era dono da padaria, que acaba sendo fechada no processo e vira um cinema pornô (o objeto existe no jogo!). Outras famílias gostavam muito da padaria, e decidem abandonar também a cidade, que com menos habitantes gera menos impostos. Sem dinheiro, você fica numa situação complicada. Muitas dessas 'novelas' devem se desenrolar em Simsville.

O resto do jogo ficará por conta da fortíssima comunidade online da série da Maxis. Pode apostar que apenas alguns dias depois do lançamento de Simsville estarão pipocando centenas de histórias e novos prédios, enviados pelos consumidores - replicando novamente a febre de SimCity e The Sims.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    SimsVille (Pc)

    11 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Maxis
    Lançamento: Cancelado
    Distribuidora: EA Games
    Suporte: ND
    Configuração mínima: Windows

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host