15/08/2008
da Redação
"Space Siege" pode ser resumido como "Dungeon Siege" no espaço? A comparação é válida, já que ambos foram criados pela mesma equipe, a Gas Powered Games do designer Chris Taylor, e compartilham muitas características: são RPGs de ação, com visão superior, voltados para combates contra hordas e mais hordas de inimigos vorazes.
A trama se passa em um futuro distante, quando a Terra foi destruída por uma raça alienígena. O herói se encontra em um cargueiro que é abordado por estas forças agressivas e deve fazer uma escolha complicada: lutar mantendo sua humanidade intacta ou recorrer a uma série de implantes cibernéticos, que aumentam seu poder de fogo à custa de sua própria identidade e livre arbítrio. É algo a se levar bastante em conta, uma vez que o final do jogo é determinado pela quantidade de modificações que o protagonista recebe.
A mecânica é relativamente simples, utilizando o mouse para controlar as funções básicas de andar e atirar, além de um movimento de esquiva, enquanto o teclado fica com a responsabilidade de realizar ataques especiais e tarefas secundárias. Para ajudar nos tiroteios, o herói conta com um parceiro robótico chamado HR-V, que atira em tudo o que aparece em seu campo de visão, dando bom suporte em momentos em que a tela fica poluída com tantos oponentes.
O sistema de implantes cibernéticos é robusto, contando com centenas de peças para ajudar a aumentar a performance do herói. Nem tudo realmente vale a pena, principalmente quando sua personalidade está em risco, mas a vasta gama de possibilidades dá uma maior profundidade ao jogo. Além disso, como qualquer RPG que se preze, você também pode melhorar as habilidades do mocinho, aqui gastando pontos em duas linhas de desenvolvimento, combate e engenharia.