13/05/2004
da Redação
"Tabula Rasa" é mais uma colaboração de Richard Garriot, fundador da Origin e criador tão somente de "Ultima", série que se iniciou com "Akalabeth" (que ele considera um "Ultima 0") nos computador Apple II. A façanha mais recente da série foi se tornar o primeiro RPG online de sucesso. "Ultima Online" arrastou multidões tornando-se praticamente uma religião. E ainda hoje é um dos poucos RPG com design aberto, isto é, os jogadores tem liberdade para tomar suas ações. Em última análise, é um dos poucos que podem ser chamado de RPG, pois faz parte do gênero o jogador ter livre arbítrio.
Agora, à frente da Destination Games, Garriot quer trazer toda essa criatividade para "Tabula Rasa". Estabilidade, velocidade e diversão são, segundo as palavras oficiais, os atributos do game. Para isso, o título foi desenvolvido do zero, sem reaproveitar componentes passados.
Deixando parcialmente de lado dragões, cavaleiros e magos, "Tabula Rasa" possui clima de ficção científica e os jogadores irão lutar contra uma força maligna que se espalha pela galáxia. Os cenários e armas também não são ortodoxos, sem paralelos no mundo real. Há um sistema de teletransporte para poder viajar longas distâncias. Os combates parecem ser inspirados em artes marciais.
No campo do desenvolvimento dos personagens, o game lembra um pouco o sistema de "Final Fantasy XI", da produtora Square Enix. Desde o começo os jogadores poderão escolher entre várias carreiras e com algumas propriedades. Depois, é só realizar as diversas missões. Mas em grupo as coisas ficam mais fáceis. A comunicação será realizada via voz, permitindo uma interação em tempo real, no mesmo instante da ação.
"Tabula Rasa" será lançado pela coreana NCSoft.