01/09/2003
da Redação
Poucos jogos carregam o pedigree de "Thief": o jogo era feito pela mesma empresa do revolucionário e conceituado "Ultima Underworld", e, com sua falência, caiu nas mãos de Warren Spector, criador de clássicos como "System Shock" e "Deus Ex".
O game conta as novas aventuras de Garrett, um ladrão órfão que se envolveu com perigosas guildas medievais - e acaba carregando o fardo de toda uma nação nas costas. Antes mesmo de "Metal Gear Solid", Garrett já precisava usar furtividade para completar suas missões.
O terceiro episódio, batizado de "Deadly Shadows", traz uma perigosa profecia de uma nova Idade das Trevas, forçando o ladrão a se envolver em uma grande conspiração para salvar o mundo. A maior novidade fica por conta de um sistema realista de simulação de sombras: todos os objetos (inclusive o protagonista) projetam sombras. Estas podem ser vistas por guardas ou usadas como um aviso para o gatuno, fazendo da luz um elemento ainda mais importante na série.