Se você se interessa pela cena dos jogos independentes, provavelmente já ouviu falar de "Cave Story". O jogo é considerado por muitos entusiastas um dos melhores já produzidos de forma independente, isto é, sem o investimento de uma produtora. Seu criador, o japonês Daisuke Amaya, ou "Pixel", como é conhecido na internet, cuidou de todos os aspectos do game (design, programação, áudio, animações etc.), o que justifica tamanha admiração dos fãs. O título surgiu em 2004, na forma de um freeware para PC, ou seja, um jogo gratuito.
Reconhecendo as qualidades de "Cave Story" e o grande interesse do público por uma versão para consoles, a produtora Nicalis, em parceria com o próprio Pixel, leva o jogo ao Wii, através do canal online de distribuição de jogos do console, o WiiWare. Trazendo aprimoramentos gráficos, mas mantendo a essência 16-bits que o consagrou, o jogo tem uma mecânica derivada de "Super Metroid", envolvendo exploração de ambientes em 2D repletos de segredos, passagens secretas e, é claro, inimigos.
No controle do garotinho Quote, você acorda em um mundo estranho equipado apenas com uma arma. Aos poucos, você vai descobrindo as verdades por trás deste universo habitado por criaturas hostis e um povo que, aos poucos, adquire confiança em Quote, enviando-o para missões importantes.
Tal como "Super Metroid", Quote ganha novas armas e habilidades ao longo da aventura, permitindo que ele acesse novas áreas, se torne mais resistente a danos e enfrente inimigos mais poderosos. Ao coletar os itens derrubados pelos oponentes derrotados, você preenche um medidor que, quando cheio, aumenta um nível de eficiência da arma equipada, sendo possível chegar até o nível três. Ao ser atingido por um oponente, porém, a arma de Quote diminui um nível.
Desta forma, "Cave Story" incentiva o jogador a ser cauteloso, principalmente nos momentos em que a tela se enche de oponentes ou com um chefe gigantesco. Há uma grande variedade de armas e habilidades especiais, que permitem que Quote dê longos saltos, flutue ou seja lançado a longas distâncias, propiciando um jogo repleto de exploração, apesar dos momentos de ação intensa.
A nova versão prevê algumas novidades, principalmente visuais, como suporte para formato widescreen, mas essencialmente trata-se do mesmo jogo, com as mesmas fases, inimigos, itens e chefes. Ainda assim, é possível optar pelo visual original, com formato fullscreen e resolução de imagem inferior.