27/06/2009
da Redação
Quando foi anunciado, "Red Steel" prometia mundos e fundos como carro-chefe entre os primeiros títulos da Ubisoft para o Wii. A produtora esperava oferecer uma envolvente experiência mesclando lutas de espadas e tiroteios com o Wii Remote, mas, na prática, o que seu viu foi um jogo abaixo da média, onde quase nada funcionava como deveria. E, você sabe, quando um game muito promete e nada entrega, é preciso lidar com o rótulo de decepcionante.
Por isso, "Red Steel 2" vem com a missão extra de mostrar, enfim, do que a franquia é capaz. O principal trunfo da continuação é o MotionPlus, acessório que aumenta a precisão do Wii Remote. Com isso, os movimentos, tanto com a espada quanto com as armas, serão fielmente replicados na tela. Mesmo a força de um golpe com a espada é reproduzida de forma verossímil.
A Ubisoft, contudo, quer ir além dos controles. Para tanto, promoveu mudanças na temática e no estilo visual da franquia, agora ambientada em uma metrópole high-tech cercada por um deserto. O local é uma espécie de ponto de encontro entre as culturas ocidental e oriental, com espadachins, gangues de motocicleta e cidades desoladas.
O protagonista é um misterioso herói vestido em trajes típicos do Velho Oeste, com direito até a um chapéu de cowboy. Trata-se do último sobrevivente de um clã heróico destinado a proteger suas terras de malfeitores. Cabe ao personagem, agora, buscar vingança contra os bandidos que devastaram sua cidade-natal, Caldera. Uma mudança e tanto em relação ao original, ambientado em um Japão moderno.
O jogador enfrenta até seis inimigos simultâneos, alternando entre a espada e a arma para criar combos e movimentos de finalização, além de bloquear ataques e até mesmo "ricochetear" balas dos adversários com a lâmina.
Curiosamente, "Red Steel 2" não tem sangue, tudo para obter uma classificação etária camarada nos Estados Unidos. Outra ausência sentida é a do modo multiplayer; o jogo concentra-se exclusivamente na campanha single-player.