21/01/2008
da Redação
Tetsuya Mizuguchi é certamente um designer de games cujas obras têm personalidade. Um de seus primeiros games pode até ter sido tradicional (o jogo de corrida para fliperama "Sega Rally Championship", de 1995), mas depois disso, passou a apostar em títulos inusitados.
Mizuguchi preza a sinestesia, a mistura de sensações. Isso se traduz muitas vezes em visuais psicodélicos, integrado com uma trilha musical que não se distingue dos efeitos sonoros: é tudo uma coisa só. O game de tiro "Rez" é um dos grandes exemplos dessa filosofia do criador. É fácil descrever o título como um "jogo de nave 3D" ao estilo de "Panzer Dragoon", mas a sensação visual e sonora é distinta da maioria dos jogos. Aqui, o jogador controla apenas a mira, que é usada para marcar os inimigos. Depois é só atirar para que os projéteis encontrem seu destino.
O visual pode ser descrito como uma representação de um mundo virtual, mas o estilo varia a todo instante. A edição para Live Arcade promete ficar ainda mais "viajante", pois traz gráficos mais definidos por conta da alta resolução. A trilha é composta por músicas eletrônicas, e os efeitos sonoros acrescentam batidas e melodias à a canção. A experiência sonora também é reforçada, pois é compatível com surround de 5,1 canais.
"Rez HD" tem preço de 800 MS Points (US$ 10).