UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Kane & Lynch 2: Dog Days

20/08/2010

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
A IO Interactive não é conhecida por ser uma produtora regular, bem longe disso. Além da série "Hitman" nenhum outro trabalho do estúdio é lembrado com louvor - e mesmo a franquia do Agente 47 tem seus altos e baixos.

Entretanto, a franquia dos ex-presidiários Kane e Lynch não chega ser um alto, nem um baixo. É mais um meio termo com diversos acertos e erros.

Dia de cão

Xangai é um lugar sujo e decrépito, a ascensão da economia chinesa não é insinuada um momento sequer, porém é vista pelos prédios de vidro engolindo as vielas estreitas dos bairros residenciais. Lá é o novo lar de Lynch, que continua a fazer trabalhos escusos para todo tipo de criminoso disposto a pagar uma boa grana.

Veja trailer de lançamento
Porém, o reencontro com o parceiro Kane dá oportunidade para tiroteios sem fim pela cidade mais populosa da China. O motivo não poderia ser mais banal: em um momento de desespero Kane mata a pessoa errada - a filha de um grande mafioso.

A partir desse ponto a história mostra seu grande ponto fraco: na tentativa desesperada de manter o suspense, nada é dito. Basta seguir em frente e atirar em tudo o que se move - e muitas coisas se movem. A matança acaba ofuscando as personalidades distintas dos protagonistas, tão enfatizadas no primeiro título e dá pouco tempo para o jogador respirar e prestar atenção nas conversas. No final tanto faz o porquê, o importante é sobreviver para chegar ao fim do game e ganhar as Conquistas e Troféus.

As rajadas de metralhadoras ao menos mostram que os dois aprenderam a apertar o gatilho com eficiência, representando uma significante melhora na mecânica de jogo em relação ao título anterior. Os armamentos agora são bem distintos uns dos outros e existe sempre uma arma para cada ocasião. Se o combate é em locais fechados, uma escopeta; se for em campo aberto, um rifle de precisão e, entre as duas extremidades, pistolas, metralhadoras ou rifles de assalto.

Os alvos variam dos simplórios capangas, passam pelos policiais e chegam aos matadores profissionais. Em todos os casos, dotados de uma bela inteligência artificial que trabalha para atacar o jogador pelos flancos. Em contradição a isso, os personagens controlados pelo computador têm dificuldades em ler os movimentos dos jogadores em partidas cooperativas. Não é difícil ver um adversário se esconder no mesmo local onde outro acaba de ser alvejado.

Trabalho em equipe
A incoerência também se aplica aos locais de proteção que de nada adiantam. Lynch pode se esconder atrás de uma viga de concreto que os tiros disparados pelos capangas vão continuar acertando-o impiedosamente.

Os estágios pouco empolgam e mais se parecem com uma galeria de tiros virtual, o que reforça a ideia de que este jogo foi guiado pela ideia de apertar botão de disparo incessantemente. A exceção fica por conta de uma fantástica perseguição de um helicóptero contra da dupla. Mas esse é apenas um momento brilhante. O resto é exatamente isso: resto.

A situação só piora com o trabalho de câmera que tenta imitar um filme gravado em um telefone celular. Nas cenas de corte o visual é interessante, entretanto o recurso chega irritar depois de uma ou duas horas de jogo. A sensação é que estamos jogando uma reportagem imensa de um programa sensacionalista de TV sem descanso. Se os produtores optassem por usar esse filtro para momentos chave, o resultado seria bem mais agradável aos olhos.

Artilharia online

Em oposição à campanha solo, "Dog Days" tem um respeitável modo online que oferece uma experiência mais profunda e divertida. O destaque fica para Fragile Aliance, modalidade na qual os jogadores são divididos em dois times rivais querendo assaltar o mesmo banco.

Diretor fala sobre modos de jogo online
No início da partida os grupos são unidos, mas no desenrolar do jogo existe a possibilidade de uns se virarem contra os outros, ganhando assim mais experiência e dinheiro. Pode até parecer bobagem, mas é aqui que conseguimos ter um vislumbre de genialidade da IO Interactive ao criar algo realmente inovador.

Uma variação dessa modalidade é o Undercover Cop, na qual um dos bandidos é um policial disfarçado e tem potencial de tornar cada partida uma experiência sem igual - para isso, basta o jogador saber interpretar o seu papel. Mas as novidades acabam por aqui, pois o terceiro tipo de jogo, Cops & Robbers, é apenas uma variação do já batido Team Deathmatch.

CONSIDERAÇÕES

"Kane & Lynch: Dog Days" foca na experiência online. O modo campanha, por sua vez, é simplório, desestruturado e incoerente. As personalidades dos protagonistas não são exploradas e a história não faz sentido algum. Já as disputas online são inovadoras e divertidas, dando a impressão que os dois modos foram feitos por equipes totalmente diferentes. O resultado final é que o título um pouco acima da média e nada mais.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Kane & Lynch 2: Dog Days (Pc)

    135 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: IO Interactive
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Outras plataformas: PS3 X360
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host