Houve uma época em que RPGs eram alguns dos mais populares gêneros de jogos de PC. Séries como Ultima, Bard's Tale e tantos outros. Mas daí surgiram os jogos de estratégia, os jogos de tiro em primeira pessoa... e os RPGs ficaram meio em segundo plano. Se não fosse por jóias como Fallout e Baldur's Gate, eles poderiam ter sido esquecido em favor de games de ação disfarçados de RPG, como Diablo.
A trama não é nada original. Um portal traz terríveis criaturas para a sua cidade, e você e sua cambada de aventureiros deve tentar acabar com o problema em sua origem: entrar no portal e cortar o mal pela raiz. Você deve criar uma equipe de aventureiros e mergulhar nesse mundo para salvar o dia.
O jogo traz os comuns clichês de Dungeons & Dragons: classes, raças e alinhamentos esperados, assim como todas as estatísticas possíveis. Infelizmente, isso é prejudicado pela falta de cuidado na produção: onde está a influência da escolha de alinhamento? Isso não muda em nada as ações de cada um nas batalhas. Essa falta de cuidado na produção vai longe: algumas classes nem sequer contam com bonecos com dois sexos diferentes!
E é nesse ponto que Pool of Radiance: As Ruínas de Myth Drannor acaba falhando: a integração da batalha no resto do jogo acaba desencorajando qualquer tentiva sincera de mergulhar no mundo do jogo. Como esse elemento serve de ligação para quase tudo, do começo ao final, seus problemas ficam exageradamente óbvios: elas são repetitivas, lentas, e mal equilibradas.
Esses detalhes acabam fazendo classes não-especializadas em combate verdadeiros pesos mortos. O jogo sequer permite que você surpreenda inimigos com habilidades como Backstabbing! No fim das contas, acaba sendo melhor investir em bárbaros, lutadores e, talvez, alguém para cuidar de ferimentos, já que Rangers são verdadeiras inutilidades.
Visualmente, o jogo oferece gráficos competentes, mas nada revolucionários. O som é medíocre, com narração e músicas que acabam com a paciência de qualquer um.
O jogo oferece um modo multiplayer. Infelizmente, não é um modo cooperativo para a trama do jogo, e sim alguns calabouços aleatórios para vários jogadores... isso era passável alguns anos atrás, mas agora já se espera mais de um RPG para PC.
CONSIDERAÇÕES
Sim, talvez nós tenhamos sido mimados por jogos como Diablo e Baldur's Gate. Mas quando um elemento central como batalhas acaba mal executado como acontece em Ruínas de Myth Drannor, toda a experiência vai por água abaixo... especialmente quando o mercado oferece tantas alternativas de qualidade.