03/09/2001
da Redação
Diablo teve um efeito bom: trouxe um enorme contingente de jogadores para o PC com seu esquema simplificado de controle e jogabilidade viciante. Mas ele também teve seu efeito ruim: acabou gerando um certo nivelamento que simplificou quase todos os RPGs de PC, transformando-os em exercício para o indicador (clique clique clique clique clique). Épicos como Daggerfall e Ultima sse tornaram raridade ou adaptaram essas novas características.
Mas Pool of Radiance não teme esse perigo. Adotando as novas regras da 3ª edição de Advanced Dungeons & Dragons (AD&D para os íntimos), Ruins of Myth Drannory revive a glória dos RPGs para PC da década de 80, sem economizar na apresentação e na pancadaria.
Sim, você pode ganhar nível até que seu anão seja capaz de derrubar gigantes com as mãos - sem essa de segurar os atributos nos 18 pontos. E isso será muito útil, pois o ambiente é bastante manipulável.
Como? Com uma das mais elegantes interfaces já vistas no gênero. Com um simples clique é possível abrir menus com as mais diversas opções para qualquer objeto: é possível empurrar uma mesa para bloquear uma porta, ou destruir uma cadeira para abrir mais espaço para combate. Você pode até mesmo subir nos objetos para conseguir uma vantagem de terreno.
E os aspectos mais tradicionais também são facilitados. Troca de itens entre personagens não requer três mãos - o mouse dá conta do recado. E com menus pequenos e simples, boa parte da tela continua mostrando o que é mais importante: a ação.
Com um belo, profundo e versátil RPG em mãos, a SSI promete trazer competição para as grandes franquias como Baldur´s Gate e Fallout.