21/02/2008 - 12h39
Empresas deixam novidades de lado para 'seduzir' produtores
THÉO AZEVEDO
Enviado especial a San Francisco
Théo Azevedo/UOL "Wii Fit" faz todos se mexerem na GDC 2008 |
O pavilhão de exposições da Game Developers Conference 2008 dá indícios de que, após duas edições fortes em termos de novidades, o evento voltou às origens, por assim dizer, focando-se mesmo no desenvolvimento de jogos. Ao invés de mostrar grandes lançamentos, os estandes concentram-se em seduzir os produtores que passam pelos corredores.
A Microsoft, por exemplo, ficou de fora do pavilhão de exposições e, em uma área específica, dedicou-se inteiramente ao XNA, deixando o recém-anunciado "Gears of War 2" apenas para a conferência da última quarta-feira (21). No espaço da companhia de Bill Gates, era possível testar alguns dos primeiros jogos feitos por usuários e que serão distribuídos através do Xbox Live Arcade.
Já a Nintendo dedicou-se às versões ocidentais de dois games para Wii já disponíveis (e consagrados) no Japão: "Super Smash Bros. Brawl" e "Wii Fit". E, naturalmente, foi o suficiente para manter o estande da Big N movimentado - sem falar em periféricos para o console, como um suporte que transforma o Wii Remote em pistola, que eram destaque em estandes de outras companhias.
No estande da Sony, havia bastante coisa para jogar, dentre títulos já disponíveis e alguns ainda a estrear, como "Echochrome" e "God of War: Chain of Olympus", para PSP, e "Gran Turismo 5 Prologue", para PlayStation 3. Contudo, a maior parte do espaço é reservada à demonstração de tecnologias como dispositivo GPS para o portátil ou um recurso que faz com que a PlayStation Eye, câmera do PS3, detecte os olhos das pessoas.
O espaço da Intel tinha dois jogos disputados: "Bionic Commando" e "Far Cry 2", ambos demonstrados por produtores de Capcom e Ubisoft, respectivamente.
O que não faltou foi palestra, desde o NaturalMotion, tecnologia de animação, até a Crytek, que seduzia os produtores com as maravilhas da CryENGINE2, que deu vida a "Crysis", considerado dono dos gráficos mais avançados já vistos em um game até os dias atuais.
O "efeito Wii" é visível em uma série de estandes, como os da Phase Space e Moven, que investem na captura de movimentos.
Outras produtoras, dentre elas a Eidos Interactive, a Harmonix e a Activision, preferiram montar áreas apenas no pavilhão de carreiras da GDC, com objetivo de aproveitar a feira para conseguir novos talentos.
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