UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

20/02/2008 - 19h54

Conferência da Microsoft destaca criadores independentes

da Redação
Siga UOL Jogos
A Microsoft realizou conferência na manhã desta quarta-feira (20) na GDC, evento que reúne produtores de jogos. Comandado por John Schappert, vice-presidente corporativo da Live, e intitulada "A Future Wide Open: Unleashing the Creative Community" ("Um futuro bem aberto: soltando as rédeas da comunidade criativa"), a palestra teve como destaque o anúncio de que jogos feitos por criadores amadores serão disponibilizados na rede Xbox Live, além de, naturalmente, falar dos grandes lançamentos para o console, como "Gears of War 2".

Como de praxe, a abertura foi um desfile de números. A indústria de games comemorou seu melhor ano nos Estados Unidos, com arrecadação de US$ 18 bilhões em 2007. Exaltou jogos como "Call of Duty 4" e "Mass Effect", que, nas versões para Xbox 360, venderam mais de 1 milhão de cópias, cada um, somente no período de Natal.

Os usuários de Xbox 360 liberaram 1 bilhão de conquistas e gastaram 20 bilhões de MS Points, o equivalente a US$ 250 milhões, sem incluir a anuidade da Xbox Live. A ferramenta de criação de filmes de "Halo 3" tem 100 mil vídeos gerados todos os dias, uma produção 30% maior que o popular site de vídeos YouTube.

A vez dos independentes

Schappert lembrou seu começo, há 25 anos, quando tudo que se precisava fazer um jogo era "o computador do pai e uma boa idéia". Por isso, disse estar feliz com o XNA, um conjunto de ferramentas - algumas gratuitas - que promete facilitar a produção de jogos para PC e Xbox 360.

Citou o exemplo de "Poker Smash", que foi feito por três pessoas numa sala de estar. Ele disse que é preciso "liberar" o potencial dos desenvolvedores amadores, e democratizar o desenvolvimento e distribuição de games. "Muita democratização vai acontecer hoje", afirma.

Então, apareceu Chris Satchell, arquiteto-chefe da XNA, para afirmar que a ferramenta já foi baixada 800 mil vezes e é usada em 400 universidades. O concurso "Dream Build Play" recebeu inscrição de mais de 200 jogos. Satchell disse que os 20 finalistas eram "incríveis", mas somente uma delas poderia assinar contrato. No final, quatro games foram escolhidos para serem publicados no Live Arcade.

"Mas, e os outros jogos?", pergunta Satchell. "Podemos mudar tudo isso a partir de hoje. Pela primeira vez neste ano, você poderá ter jogos da comunidade distribuídos pela Xbox Live". E será a própria que administrará o conteúdo.

Cada jogo é associado a um XNA Creator Identity, uma espécie de gamercard, que identifica o autor. O criador pode inserir conteúdo sensível, como sangue, desde que o especifique na descrição. Haverá monitoramento sobre atitudes ilegais, como a utilização de conteúdo protegido por direito autoral ou de pornografia infantil, por exemplo. "Dez milhões de pessoas na Live jogarão seu game", disse Satchell. E projetou: "Isso significa que haverá mil jogos no Live Arcade no fim do ano".

Por fim, apresentou uma novidade: agora, o XNA Game Studio também serve para fazer jogos para Zune, o tocador multimídia portátil da Microsoft.

Blockbusters: a missão

Tim Sweeney, executivo-chefe da Epic Games, falou sobre a nova versão do Unreal Engine 3, tecnologia usada para fazer jogos como "Gears of War", Mass Effect" e "BioShock". A nova edição permite sombras mais realistas com maior contraste e uma iluminação especular melhor, fazendo com que os personagens tenham mais detalhes. Também foi incorporado o sistema de física da Ageia.

Uma das demonstrações da tecnologia foi um ambiente de "Gears of War", em que a flecha explosiva abriu um buraco numa cerca de madeira. Esses cenários interativos, e os avanços gráficos demonstrados anteriormente, supõe-se, estarão presentes em "Gears of War 2".

A Microsoft espera ter uma biblioteca de mais de mil títulos até o final do ano, sem incluir, naturalmente, os jogos de comunidade. Um deles é o exclusivo "Ninja Gaiden II", demonstrado pelo criador Tomonobu Itagaki. Uma das novidades do game é recurso de criação de vídeos, como "Halo 3". O jogos chega em 3 de junho nos Estados Unidos.

A próxima atração foi RPG "Fable 2" e seu criador, Peter Molyneux. Ele é conhecido por suas idéias inovadoras, e a novidade aqui é o jeito de ganhar dinheiro. A tela mostrou um jogo de azar, que, na verdade é um título para Live Arcade. Esse e outros games colocados na seção de jogos simples da Xbox Live servirão para acumular dinheiro dentro de "Fable 2".

O modo cooperativo tem um sistema inusitado, mas muito coerente: o anfitrião e o convidado precisam estabelecer uma negociação para partilhar o dinheiro e a experiência. Amigos, amigos, negócios a parte. E, por fim, os personagens têm apenas uma vida. Na demonstração, o "boneco" de Josh Atkins, da Microsoft, matou o marido da personagem controlada por Molyneux. Ele explicou que o personagem não pode ser ressuscitado.

No "grand finale", foi exibido um trailer de "Gears of War 2", sem imagens do jogo em si, e culminou com a entrada triunfal de Cliff Bleszinki, designer do game, que apareceu com uma Lancer Assault nas mãos e rasgando uma cortina para vir ao palco.

A GDC segue até esta sexta-feira (22), com cobertura ao vivo do UOL.
Mais GDC 2008
Pioneiros da indústria são aplaudidos em pé durante a GDC
Gigantes formam consórcio para 'salvar o PC'
Empresas deixam novidades de lado para 'seduzir' produtores
Microsoft anuncia "Gears of War 2" para novembro de 2008
Celulares e 'compras' dominam início da GDC 2008

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host