22/02/2008 - 11h53
De EA e Spielberg, "Boom Blox" é bom quebra-cabeças
da Redação
Existe quem torça o nariz para a fusão entre cinema e games - especialmente em função dos filmes desastrosos que costumam surgir desta sinergia -, mas a verdade é que a tendência veio para ficar: que o digam Electronic Arts e Steven Spielberg, que se uniram em 2005 para criar jogos em conjunto. O primeiro fruto da parceria é "Boom Blox", exclusivo para Wii, que foi tema de palestra durante a Game Developers Conference 2008, de Louis Castle, produtor executivo do projeto.
Em pauta, o processo de desenvolvimento do jogo, uma espécie de quebra-cabeças no qual o intuito é manipular blocos de vários formatos, empilhando-os de maneiras diferentes. Em uma das modalidades, por exemplo, o objetivo é derrubar uma estrutura inteira com apenas um movimento - o game, aliás, foi feito para utilizar apenas o Wii Remote.
"Quero usar o Wii porque você pode se movimentar, quebrar coisas. As pessoas adoram isso, principalmente as crianças", teria dito Spielberg, de acordo com Castle. O diretor, aliás, acompanhou de perto, com visitas semanais, todo o processo de desenvolvimento, participando ativamente. Quer dizer, ele só precisou interromper as coisas para ir filmar a próxima aventura de Indiana Jones, mas isto, segundo o produtor, não atrapalhou em nada o andamento de "Boom Blox": "Ele nem lê as anotações da equipe. Ele sabe o que as pessoas buscam para se divertirem", explica Castle.
"Boom Blox" é um jogo bonito e atraente, à primeira vista - sedutor especialmente para os pequenos. Por trás de uma aparente simplicidade está um sistema de física pra lá de respeitável, capaz de gerar quebra-cabeças desafiadores e de reproduzir com bastante fidelidade a queda das diferentes peças das malucas estruturas do game.
"Mais importante que lançar na data prometida é lançar um produto de alta qualidade", sacramenta Castle, sem esconder a animação com o projeto e a torcida para que emplaque e se torne um best-seller.
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