UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

09/11/2007 - 19h10

SBGames termina mostrando um Brasil levado a sério

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a São Leopoldo

Théo Azevedo/UOL

Anfiteatro onde aconteceram as principais palestras da SBGames

Anfiteatro onde aconteceram as principais palestras da SBGames

Terminou nesta sexta-feira (9) o SBGames 2007 (Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital), com um saldo positivo para a comunidade nacional de produção de jogos, que definitivamente está sendo levada a sério, inclusive por estrangeiros - prova cabal disso foi a vinda de uma comitiva da Sony Computer Entertainment of America, para anunciar o interesse em incubar empresas e apoiar faculdades, para que eventualmente desenvolvam para a plataforma PlayStation.

Contudo, aqui mesmo, dentro do Brasil, o game está sendo utilizado para fins que vão muito além da diversão. O destaque especial fica por conta da Bahia, segundo maior Estado em número de visitantes - foram 358 inscritos, no total -, atrás apenas do anfitrião, o Rio Grande do Sul: projetos encabeçados por baianos estão levando os jogos para a sala de aula, como ferramenta de ensino, sem perder a característica de entretenimento.

Após uma era com projetos audaciosos, tais como "Incidente em Varginha", "Outlive" e "Erinia", que esbarraram em inúmeros obstáculos, devido à imaturidade do país na área, hoje os produtores investem no ramo casual, criando jogos para celular, advergames (jogos utilizados para publicidade) e webgames, que demandam menos investimento, não demoram tanto para ficar prontos e têm um retorno mais garantido. Pode não ser algo tão "vistoso", como um game para console, mas é uma forma de, aos poucos, fazer o setor caminhar, sem dar um passo maior que a perna, para estar preparado na hora de tentar objetivos maiores.

Estudantes, professores, produtores e profissionais da indústria, durante os três dias de SBGames, discutiram e apresentaram projetos, propostas e idéias sobre indústria nacional. Ainda é preciso batalhar por verbas mirradas e financiamentos impossíveis, sem apoio do governo e, de quebra, lidando com todas as dificuldades inerentes à situação econômica do país. Mesmo assim, persiste a idéia de que é possível viver da produção de games.

O SBGames, que no ano que vem acontece em Belo Horizonte, credencia-se como a principal vitrine para mostrar trabalhos e iniciativas que, muitas vezes, não aparecem ao público, já que o desenvolvimento de jogos no país ainda é algo muito de nicho. Faria bem se o setor se organizasse para divulgar com mais eficácia tanta coisa boa; afinal, a propaganda ainda é a alma do negócio.
Mais
'Independentes' ganham espaço na criação de jogos
Livros discutem papel do game nas sociedades real e virtual
Sony detalha apoio às produtoras e universidades do Brasil
Revolução Francesa vira jogo brasileiro para educar
Cursos de games buscam formato ideal
Designer de "Civilization" fala sobre IA no SBGames
Grupo Indigente mostra trabalho no SBGames
Jogo brasileiro ensina jovens à distância
Palestra fala sobre emoções nos jogos na SBGames

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host