UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

HISTÓRIA DE FINAL FANTASY

Final Fantasy IV (1991)

Esse jogo começou a ser desenvolvido no Famicom (o Nintendo 8 bits), mas a Nintendo japonesa insistiu que a Square o transformasse em um projeto para seu novo console de 16 bits, o Super Famicom. A troca foi feita e o jogo recebeu grandes melhoras. Ele também marca a mudança de diretor de Hiromichi Takada para Yoshinori Kitase. Esse último queria ser diretor de cinema, e essa influência é facilmente percebida nas diferenças entre o terceiro e o quarto jogo.

A série recebe uma grande reformulação e fica muito mais dramática. A complexidade dos personagens aumenta sensivelmente, assim como a aposta na trama. O protagonista desse capítulo é Cecil, o cavaleiro negro e capitão da força aérea Red Wings. Ele luta durante boa parte do jogo com sua consciência, tentando se redimir de seus pecados.

Os personagens de Final Fantasy IV são memoráveis. Kain, Rydia, Edward, Tellah, Rosa, Palom e Porom, Cid, Edge e até mesmo FuSoYa tem papéis importantes na trama, sem nunca perder seus traços característicos. Só que desta vez o vilão rouba completamente o show: Golbez é um dos mais interessantes da série.

O quarto jogo também inaugura o Active Battle System que permanece até hoje na série. Com ele, as batalhas baseadas em turnos ganham mais emoção e ritmo.

O jogo foi lançado nos EUA como Final Fantasy II, já que os jogos anteriores nunca apareceram por lá. A versão americana foi extremamente criticada por sua tradução que tirou qualquer tipo de referência que pudesse irritar mães de jogadores mais novos, assim como facilitar incrivelmente o jogo.

Final Fantasy III   Final Fantasy V