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HISTÓRIA DE FINAL FANTASY

Final Fantasy X (2001)

O décimo jogo da série foi também o primeiro para PlayStation 2. Na nova geração, este também foi o primeiro a apresentar seqüências faladas em certas ocasiões, assim como ambientes de jogo totalmente renderizadas em tempo real.

Em "Final Fantasy X", você controla Tidus, um esportista profissional de um mundo tecnológico que é arremessado por uma figura misteriosa para 1000 anos no futuro - onde tudo que ele conhece foi destruído. Junto com seus novos amigos ele deve descobrir mais sobre a terrível ameaça Sin e descobrir mais sobre seu pai. Talvez o maior choque seja a narrativa em flashback: o jogo começa em um ponto avançado e tudo que os protagonistas fazem é acompanhado pela narrativa de quem já sabe de toda a história.

Apesar do novo patamar gráfico, o sistema de batalha é bem simples. Com a capacidade de trocar de personagens e poder planejar seus movimentos com calma, a estratégia é muito mais importante nesse game e as batalhas são bem mais fáceis. Outro ponto importante é a extinção da Experiência. Seus personagens recebem AP nas batalhas, que servem para utilizar o Board System: trata-se de um tabuleiro composto de vários caminhos e itens especiais espalhados. Com os pontos de AP, você deve movimentar seus personagens pelo tabuleiro para abrir caminhos e ganhar elementos como resistência, novas magias e melhores atributos.

A apresentação é um de pontos fortes de "Final Fantasy X". Numa tentativa de acabar com certas 'licenças poéticas' de RPG, como mapas fora de escala para viagem entre cidades, foi extinto o mapa mundi. A Square fez questão de manter um visual homogêneo, inclusive nas transições entre filmes e partes interativas. O resultado é um mundo magnificamente representado de maneira realista, mas ainda estilizado: ilhas paradisíacas trazem construções impressionantes e os personagens têm o figurino esperado do designer Tetsuya Nomura.

Na época de seu lançamento, "Final Fantasy X" foi um dos jogos mais lindos feitos para o PlayStation 2. Algo que deve ter influenciado a Square a produzir seu primeiro filme em computação gráfica, mas isso já é outra fantasia.

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